1
resposta

[Sugestão] Solução da pergunta sobre pesquisa qualitativa.

No exercício proposto sobre pergunta qualitativa, cuja pergunta é:

*"O que são pesquisas qualitativas

*Falamos de pesquisas qualitativas sua diferença com relação às pesquisas quantitativas, sobre a importância que ambas têm em pesquisas de UX Writing e como aplicá-las na prática.

Agora chegou a hora de revisar seu estudo sobre esse assunto. Selecione a alternativa correta que explica o que são as pesquisas qualitativas:"

A alternativa considerda como correta para esse questiobanebto, indica que pesquisas qualitativas não necessitam de um roteiro:

"São pesquisas que não possuem roteiros planejados. As perguntas vão se desenvolvendo conforme as respostas da pessoa entrevistada, que devem ser estimuladas a serem bem descritivas, para gerar bons insights."

No entanto, a meu ver, essa pergunta induz ao erro, já que por mais que pesquisas qualitativas devam ser realizadas como uma conversa, com o objetivo de extrair o máximo de detalhes e insights das pessoas entrevistadas, um roteiro pode ser utilizado como apoio para a realização dessa conversa, de modo que ele seja um ponto de partida para chegar a tópicos que você quer avaliar, ainda que as perguntas ou a abordagem da pesquisa seja mais aberta que, por exemplo, em comparação à pesquisa qualitativa.

Essa sugestão é dada no artigo da Alura, "5 dicas práticas para fazer pesquisas com usuários" (Link: https://www.alura.com.br/artigos/5-dicas-praticas-fazer-pesquisas-usuarios?_gl=1*60hn1w*_ga*MTYyMDc5NDQ3MS4xNjkyMDU1MzA2*_ga_1EPWSW3PCS*MTY5MjY1NzEyOC43LjEuMTY5MjY1NzIyMS4wLjAuMA..*_fplc*OHVXYXdRTlZZemFIRnlQQ04lMkZBbEslMkZlTHlwd05vVDFzZGYwS1d5VlZoVTZHcWpkcmFWV0JadzZuN0lFZWdOcUx4b2JwOGJPTVNZUm1KYk9Wakl5ODJuVlhOb1lEbXVqbWxQRlZSYXdNayUyRjNXYzdZWlhuNUZwS3NIZUdKTlZ3JTNEJTNE*_ga_59FP0KYKSM*MTY5MjY1NzEyOC45LjEuMTY5MjY1NzIyMS4wLjAuMA)

Isto posto, creio que a resposta deva ser revisada considerando o roteiro como algo opcional, orientando que PODE ser usado um roteiro como ponto de partida, mas não se prender a ele, pois do contrário, induz ao erro.

1 resposta

Olá Felipe, tudo bem?

Fico feliz que tenha trazido essa percepção, e faz todo sentido. Pesquisas qualitativas podem ter um roteiro sim, isso não é proibido e nem mesmo um impeditivo. Claro que o ideal é que ao longo das conversas, haja um pouco de improviso para extrair mais informações, uma vez que a conversa seja presencial. Considerando pesquisas online, podemos afirmar sim que é um roteiro.

Vamos atualizar isso na plataforma, muito obrigado!