Boa tarde!
Quero deixar registrada a minha sugestão de cursos (ou até mesmo uma formação) para a Alura voltada para desenvolvimento de programas integrados com o software CAD SolidWorks. Seja por VBA, Add-Ins, APIs...
Na verdade isso também seria interessante para outros softwares CAD usados na mecânica, como Inventor, AutoCAD Mechanical, Creo, CATIA... Cito o SolidWorks por ser bastante intuitivo para iniciantes e possibilitar o desenvolvimento de aplicações feitas em linguagens que já possuem cursos na Alura, como Java, C# e VBA (e pelo fato de ser o software que utilizo no meu trabalho hoje :P).
Já existe na Alura o curso "Java: consumindo API, gravando arquivos e lidando com erros" (https://cursos.alura.com.br/course/java-consumindo-api-gravando-arquivos-lidando-erros), talvez seja um bom ponto de partida.
É muito difícil encontrar cursos sobre esses temas, muitas vezes quem trabalha com isso aprende com muito custo pesquisando em comunidades ou na própria ajuda do SolidWorks. Sem dúvida, um curso seria de grande ajuda!
Obrigado!