Em JavaScript, os métodos abstratos são métodos que são declarados sem implementação, ou seja, eles não contêm nenhum código. Eles são usados para definir uma estrutura ou um contrato que as classes filhas devem seguir, implementando esses métodos. Por exemplo, digamos que você tenha uma classe Animal e queira criar uma subclasse chamada Mamífero. Para garantir que todos os Mamíferos tenham um método amamentar(), você pode definir um método abstrato na classe Animal:
class Animal { // Método abstrato amamentar() { throw new Error("O método amamentar deve ser implementado."); } } class Mamifero extends Animal { // Implementação do método amamentar amamentar() { console.log("O mamífero está amamentando."); } }
Observe que na classe Animal, o método amamentar() é definido, mas não é implementado. Em vez disso, ele lança um erro, forçando as classes filhas a implementá-lo. Na classe Mamifero, o método amamentar() é implementado e a mensagem "O mamífero está amamentando" é impressa no console. Dessa forma, é possível garantir que todas as classes que herdam da classe Animal implementem o método amamentar(), evitando erros ou comportamentos inesperados no seu código.