2
respostas

[Sugestão] Sobre o erro 429

O erro 429 RESOURCE_EXHAUSTED acontece porque você atingiu o limite de uso gratuito do modelo.

No plano gratuito do Google AI Studio (Free Tier), existem limites estritos de:
RPM (Requisições por Minuto)
RPD (Requisições por Dia).

No meu caso o erro indica explicitamente: limit: 20. Ou seja, o projeto só permite 20 requisições por dia para esse modelo 'gemini-2.5-flash'.

(token bucket):

Quota Diária: O bucket tem capacidade total de 20 (no meu caso). Cada requisição tira 1. Se chegar a zero, tem que esperar o bucket encher no dia seguinte.

Quota de Minuto: O bucket tem uma taxa de recarga constante. Se você fizer 15 requisições em 1 segundo, o balde esvazia e você recebe o erro 429, mesmo que ainda não tenha atingido o limite diário.

O que da pra fazer:

• usar pagamento
  • Ou, esperar o dia segunte pra processar
  • Processar com menos dados
2 respostas

Oi, Marcelo! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Sua explicação sobre o erro 429 RESOURCE_EXHAUSTED é muito bem construída e vai ajudar bastante outras pessoas que passam pela mesma situação.

O erro 429 acontece porque você atingiu o limite de uso do modelo no plano gratuito do Google AI Studio. Você detalhou bem como funcionam as quotas de requisições por minuto e por dia, e o conceito de token bucket ficou claro. Saber que o problema não está no código, mas sim nas limitações da API gratuita, é um passo importante para não perder tempo depurando algo que está funcionando corretamente.

Para contornar essa situação, as alternativas mais práticas são ativar um plano pago, processar os dados em volumes menores ou migrar para outra LLM com limites mais generosos no plano gratuito, como o Groq, que é uma ótima opção para continuar estudando sem interrupções.

Continue compartilhando esse tipo de observação no fórum, pois contribuições assim enriquecem muito o aprendizado coletivo da comunidade.

Você chegou a testar alguma outra LLM gratuita para substituir o Gemini enquanto aguarda a recarga da quota?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Bom eu posso usar localmente o llama3:8b, como estamos no colab eu só testei o groq por enquanto pra este exercício quando levar para o vscode farei com llama local e um mecanismo pra trocar llm quando der erro.. Obrigado pelo retorno