4
respostas

[Sugestão] Sobre o curso de Algoritmo

Deixando claro que o professor é bom, domina o assunto e sabe o que está fazendo porém achei a didática dele muito estranha, pois como o curso é de algoritmos eu acreditei que seria uma coisa mais iniciante mais simples de entender porém chega uma parte do curso, capitulo 2, que se vc parar de estudar no capitulo 1 ir descansar e voltar no outro dia, você não consegue entender nada, pois as informações que são passadas no curso são todas repicadas, do nada o professor fala de classes, sendo que não tem 1 vídeo ensinando como inserir- e o professor continua inserindo informações dentro de informações e o JAVA, eclipse não é fácil de mexer, até você criar o documento tentar entender tudo sem 1 video pra te explicar, só lendo vc já se perdeu e vai ter que fazer como eu, voltar o curso do 0 novamente, então se vc for fazer esse curso lembre-se de terminar esse curso o mais rápido possível por^q se não vc vai se perder... Novamente digo o Professor é Top mas a didatica dele é estranha, ele é muito acelerado.

4 respostas

Fala Ricardo, tudo bem contigo?

A ideia central desse curso é mostrar os algoritmos de ordenação, e dar introdução à análise de complexidade de algoritmos, que são assuntos um tanto quanto complexos para uma pessoa iniciante. Então esses cursos foram pensados para pessoas que já tem uma iniciação em programação, e o foco dele é, principalmente, mostrar como funcionam os algoritmos, sendo a linguagem um fator secundário. Ainda assim, entendo que Java pode trazer um pouco de confusão por ser verbosa e ter muitos elementos como classes que podem causar alguma confusão para quem inicia, por este motivo recomendamos estudar os cursos Java JRE e JDK e Java OO antes de iniciá-lo, para que já se tenha uma base na linguagem usada durante o curso.

Parecido com ele, temos o curso JavaScript I: algoritmos de ordenação, que também mostra, na prática, como funcionam esses algoritmos utilizando a linguagem JavaScript, que por se tratar de uma linguagem com a sintaxe mais simples, pode facilitar o processo de aprendizado!

Reitero, ainda, que para quem está começando é interessante completar a formação iniciante em programaçã, onde será iniciada a lógica de programação, bem como outras ferramentas interessantes para o dia a dia de devs. Com esses conhecimentos, fica mais natural entender os cursos de algoritmos!

Um grande abraço e bons estudos!

Fala Arthur, obrigado pela resposta, compreendi o que você quis dizer, eu só queria focar agora não em uma linguagem em si, mas na base que é Logica de programação e Algoritmos, mas dei de cara com um muro gigantesco que não consegui pular, sim eu consegui entender algumas coisas do curso como Array e SelectionSort e pretendo ir até o final, porém estou preocupado...

Compreendo Ricardo, nesse caso eu indicaria continuar a formação iniciante em programação e seguir, neste primeiro momento, com os cursos da formação JavaScript para backend, onde você vai seguir em uma mesma linguagem e não vai ter que se preocupar com trocas de sintaxe, focando sempre nos conceitos por trás da lógica e algoritmos que vão te possibilitar, sem problemas, transpor esses conhecimentos para uma futura linguagem da sua escolha! Apesar de escolhermos linguagens como o JavaScript para aulas de lógica e algoritmos, isso não quer dizer que é a melhor linguagem ou que deva ser o caminho traçado, é apenas uma escolha baseada na curva de aprendizado da linguagem que tende a ser mais tranquila.

Recomendo, então, continuar com uma única linguagem nesse primeiro momento, porque naturalmente os conteúdos vão fixar e você vai conseguir aplicar em outras linguagens os mesmos conceitos!

Um grande abraço e bons estudos!

Obrigado pelas dicas ! me ajudou D+

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software