1
resposta

[Sugestão] Sobre experimentação

Acho muito importante seguir o roteiro de projeto sugerido no curso, mas acho importante também tentarmos configurações diferentes da proposta no curso.

Tenho minha conta AWS a bastante tempo, e não estou mais no período de free tier da EC2. Então por questões financeiras decidi subir um cluster ECS para instâncias t2.nano ao invés de usar a t2.micro proposta no curso.

Quando ia tentar rodar uma tarefa autônoma (sem serviço ECS), eu recebia o seguinte erro no console AWS: "The container GPU must be an integer between 1 and 16". Sugerindo que meu container não tinha a quantidade de GPU necessária. Pois é, um erro relacionado a GPU!!

O erro aparecia dentro do console AWS (um toast), e por conta desse problema, o grupo de logs no CloudWatch não era criado. Ou seja, eu tinha apenas a mensagem do console AWS como referência. E detalhe o cluster ficava tentando provisionar a tarefa durante muuuuito tempo, e o erro apareceu no console um bom tempo depois. Segundo detalhe, as instâncias EC2 estavam executando, com status "Running".

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Como podem ver, muitos erros, e tudo muito confuso. Então somente depois de muuuuita pesquisa, acabei descobrindo que o erro na verdade estava relacionada a instância t2.nano, que não tinha recursos suficientes para a tarefa. Nada relacionado com o GPU, o problema na verdade era a quantidade de vCPU e memória insuficientes.

A solução foi apenas criar um novo cluster ECS mas agora para instâncias t2.micro.

Essa pequena mudança me levou muito tempo de pesquisa para entender e pude conhecer melhor o serviço dessa maneira. Sair do roteiro pode ser ótimo para adquirir mais conhecimentos, e enfrentar problemas reais.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Carlos! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei muito da sua análise sobre experimentação. Com o que você explicou, dá pra ver o quanto sair do roteiro te ajudou a compreender melhor as limitações das instâncias e o funcionamento do ECS na prática. Essa curiosidade técnica é uma ótima forma de aprender sobre comportamento de recursos e erros na AWS.

Continue testando variações e registrando os resultados, isso amplia bastante o aprendizado. Dica: sempre confira os requisitos mínimos de CPU e memória antes de criar novas tarefas, assim evita surpresas e otimiza o tempo de experimentação.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!