1
resposta

Sugestão Sobre Cardinalidade Look Here vs Look Across

Estou iniciando meus estudos, e como muitos, já tive um contato prévio com o tema e também me senti confuso. Todavia, ao buscar por uma literatura que me desse alguma base, encontrei um artigo comparando diversos tipos de Diagramas de Entidade e Relacionamentos. Segue:

https://cin.ufpe.br/~in1008/aulas/A%20Comparative%20Analysis%20of%20Entity-Relationship%20Diagrams.pdf

O que achei mais interessante, e relacionado à dúvida de muitos, é o conceito Look Here vs Look Across, que pode gerar formas invertidas de demonstrar a cardinalidade. No primeiro, representamos a cardinalidade da entidade com a relação, colocando-a próxima da mesma. No segundo, a cardinalidade é representada do lado oposto, como se estivéssemos lendo uma frase. Daí, acredito que não importa muito qual prefira, desde que seja consistente ao longo de todo o diagrama.

Para clarear. Segue exemplo extraído do artigo:

Dois diagramas demonstrando a mesma relação: Um funcionário trabalha para apenas um departamento, e um departamento pode ter muitos funcionários. O primeiro mostra a relação Look Across da seguinte forma: Funcionário (N) Trabalha Para (1) Departamento. O segundo mostra a relação Look Here da seguinte forma: Funcionário (1) Trabalha Para (N) Departamento.

Há muito mais no artigo. Recomendo a leitura.

1 resposta

Ótimo artigo Felipe. Obrigado por compartilhar por aqui.