2
respostas

[Sugestão] Sobre aprender a estudar, o que pode ser feito para reduzir a ansiedade de aprender?

Olá, tenho 47 anos de idade e trabalho 40 horas semanais. Já fui mais ansioso em relação ao estudo e cursos e confesso que já tentei ignorar, mas logo a vida me mostrou que não adianta agir como se fôssemos jovens estudantes. Atualmente, estou bem comigo mesmo, aprendi a fazer as coisas no meu ritmo e dentro do meu horário disponível. Ainda tento aprender muto ao mesmo tempo, mas descobri que a reguliridade e foco num assunto ajudam

2 respostas

Oi, Marcionilia! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise, ficou claro o quanto a regularidade e o foco te ajudaram a reduzir a ansiedade ao estudar. Essa percepção é muito valiosa e mostra maturidade na sua jornada de aprendizado.

Continue nesse ritmo! Você está construindo um caminho consistente.

Uma dica simples: experimente usar listas pequenas e realistas de tarefas diárias para manter o foco no que realmente importa e evitar a sobrecarga.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Uma coisa que me ajuda bastante é meditar antes, de maneira simples controlando a respiração, tbm ponho oleo essencial de alecrim no difusor que ativa a memoria (tem estudos) e procuro deixar a luz sempre confortável.