Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Sobre a questão de número 9

Olá. A minha dúvida é a seguinte. Na resolução da questão 9 fiz o seguinte programa.

#Curso Alura - Aula 03

print("Verificação de número inteiro ou decimal")
#coloquei esse 'while' simplesmente para testar várias vezes meu programa
    while True:
#aqui não atribui a variável 'n' valores inteiros ou decimais pois queria uma atribuição string
        n = (input("Digite um número: "))  
        c = "."
#verifico se há ponto na string e determino se é um número decimal ou não.
        if c in n:
            print("O número digitado é decimal")
        else:
            print("O número digitado é inteiro")
    
    

Através desse programa, se o usuário digitar um ponto(.). O retorno da função print será um número decimal. A resolução da questão pela opinião do instrutor(a) mesmo que o usuário digite um número com ponto, mas os números depois desses são zeros (Por exemplo 5.0) ainda vai da um resultado inteiro. Quando utilizo essa notação para determinar uma distância por exemplo (5.0 metros), não significa que essa distância tem exatamente 5.0 metros, ela por ter 5.01, 5.008 e por ai vai. Na teoria de conjuntos numéricos, os inteiros estão contidos nos decimais. Logo todo inteiro também é um decimal. Portanto digitar um número com ponto mesmo seguindo somente de zeros, não o caracteriza como inteiro, como é o caso do 5.0.

1 resposta
solução!

Oi, Paulo! Tudo bem?

De fato um número com ponto seguido de zeros não deve ser considerado um número inteiro. Excelente solução!

Obrigada por compartilhar a sua sugestão com a nossa comunidade do fórum, é sempre muito bom poder contar com a sua colaboração, tenho certeza que ela servirá de grande ajuda para alunos que possam estar tendo dificuldade!

Deixo apenas uma sugestão em relação a identação do código, ficando da seguinte maneira para evitarmos possíveis problemas:

print("Verificação de número inteiro ou decimal")

while True:
    n = (input("Digite um número: "))  
    c = "."

    if c in n:
            print("O número digitado é decimal")
    else:
            print("O número digitado é inteiro")
    
    

Somado a isso, caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, ficarei super feliz em poder ajudar!

Um forte abraço e bons estudos!