2
respostas

[Sugestão] skill do futuro: Comunicação/ Oratória

Olá, queridos!
Em relação à minha comunicação, não possuo nenhum diagnóstico de deficiência ou algo do tipo. No entanto, ao me expressar, às vezes acabo esquecendo o que iria dizer, mesmo tendo domínio sobre o assunto.
Isso faz com que ocorram pequenas pausas durante a fala, enquanto tento reorganizar minhas ideias e manter a coerência do raciocínio. Esse ponto tem sido um desafio para mim, pois sinto dificuldade em me comunicar de forma mais assertiva, garantindo que todos compreendam com facilidade o que estou transmitindo..

2 respostas

Olá, Elane! Tudo bem?

Entendo perfeitamente o que você está passando. É comum, mesmo para quem tem domínio sobre um assunto, enfrentar momentos de "branco" ou pausas durante a fala. Isso pode ser causado por vários fatores, como ansiedade ou a pressão de querer se expressar perfeitamente.

Trouxe algumas dicas práticas que podem ajudar você a superar esse desafio:

1. Autoconhecimento: Tente identificar quais são os gatilhos que causam essas pausas. Pode ser a ansiedade de falar em público ou o medo de esquecer algo importante. Entender esses gatilhos é o primeiro passo para gerenciá-los.

2. Prática: Como mencionado na aula, a prática é essencial. Treine sua fala em frente ao espelho ou grave-se falando. Isso ajuda a ganhar confiança e a identificar pontos que precisam ser melhorados.

3. Respiração e Pausas: Aprenda a usar pausas a seu favor. Elas não são apenas momentos de esquecimento, mas podem ser usadas para dar ênfase e ritmo à sua fala. Pratique técnicas de respiração para manter a calma e o controle durante a sua apresentação.

4. Ensaios: Faça ensaios do que você pretende falar. Isso ajuda a fixar o conteúdo na sua mente e a se sentir mais segura durante a comunicação.

5. Foco no Presente: Tente se concentrar no momento presente, em vez de se preocupar com o que pode dar errado. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a fluência da sua comunicação.

6. Confiança no Conteúdo: Certifique-se de que você realmente domina o conteúdo que vai apresentar. Isso aumenta sua confiança e reduz a chance de esquecer o que queria dizer.

Espero que essas dicas sejam úteis para você. Lembre-se de que a comunicação é uma habilidade que pode ser desenvolvida com tempo e prática.

Conte sempre com nosso apoio! Abraços e bons estudos :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá Rafaela, encantada com as suas dicas!!
Vou coloca-as em práticas, já tenho o hábito de falar em frente ao espelho. Tenho muito o que me conhecer.
Senssacional !!