O renascimento dos jogos de tabuleiro nas últimas décadas tem sido impulsionado, em grande parte, pela produção artística, que abrange desde a concepção visual até a materialização física do jogo. Essa jornada criativa frequentemente começa no ambiente digital, utilizando softwares como Adobe Illustrator, CorelDraw e Inkscape para ilustrações e layouts, e até mesmo ferramentas 3D como Blender para modelagem de componentes mais complexos. A escolha e o domínio dessas ferramentas são cruciais para que designers possam expressar sua visão de forma profissional e detalhada.
A impressão do tabuleiro e a produção das demais peças do jogo são etapas críticas que exigem atenção meticulosa. Para a impressão, softwares como Adobe InDesign são essenciais para garantir layouts precisos, com foco na resolução, tipo de papel e fidelidade das cores. A prototipagem e testes são fundamentais para verificar a qualidade e legibilidade. Para peças como cartas e miniaturas, a combinação de softwares de layout e edição de imagem como Photoshop é comum, buscando consistência visual entre os elementos. A impressão 3D e a prototipagem rápida também são empregadas para testar a usabilidade e o apelo estético antes da produção em massa, assegurando que o conceito se transforme em uma experiência tangível e envolvente para os jogadores.