Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Sugestão] Resposta-Níveis de aprendizagem

Ola, pessoal!

A alternativa correta para essa atividade e a D.

Justificativa:
De acordo com a Taxonomia de Bloom, o nivel de Compreender exige que o estudante va alem da decoreba e seja capaz de processar a informacao, fazendo conexoes e interpretando o conteudo. A melhor atividade para consolidar esse nivel e discutir as ideias principais e explicar os conceitos para outras pessoas, pois essa acao exige que a gente organize o conhecimento na mente para conseguir transmiti-lo.

A alternativa A foca apenas no nivel de Memorizar, que e a base da piramide. A alternativa B ja avanca para o nivel de Aplicar, e a alternativa C descreve um metodo de estudo passivo e ineficaz que nao gera aprendizado profundo.

Bons estudos a todos!

Aline Gonçalves Rosa

1 resposta

Olá, Aline. Como vai?

Sua justificativa está muito bem estruturada e ajuda bastante a consolidar o entendimento sobre a Taxonomia de Bloom no contexto do aprendizado ativo.

Para complementar o seu raciocínio, vale destacar que o ato de explicar um conceito para outra pessoa é a base de uma metodologia de estudos muito famosa chamada Técnica Feynman. Essa técnica consiste em quatro passos simples:

• Escolher um conceito que você deseja aprender.
  • Explicar esse conceito para uma pessoa leiga (ou simular essa explicação), usando uma linguagem simples, direta e sem termos técnicos complexos.
  • Identificar as falhas na sua própria explicação (onde você hesitou ou não soube explicar direito) e voltar ao material de estudo para preencher essas lacunas de conhecimento.
  • Simplificar ainda mais a linguagem e criar analogias.

Quando fazemos isso, saímos do nível básico de apenas memorizar a informação de forma passiva e passamos a realmente compreender o assunto, pois nosso cérebro é forçado a processar, organizar e reestruturar a informação de forma lógica.

Como o curso foca na personalização de estudos com o ChatGPT, uma dica prática para aplicar o nível de Compreender é utilizar a inteligência artificial para simular essa dinâmica de explicação. Você pode enviar um comando como este no chat:

Atue como um estudante iniciante que não sabe nada sobre o assunto [inserir o tema aqui]. Eu vou te explicar esse conceito com minhas próprias palavras e você deve me fazer perguntas simples se algo não ficar claro, ou apontar se eu cometi algum erro conceitual.

Dessa forma, conseguimos simular uma troca ativa de conhecimento e validar se realmente compreendemos o conteúdo estudado antes de avançar para a fase de aplicação prática.

Obrigado por compartilhar sua resposta e contribuir com a comunidade do fórum!

Espero que possa ter lhe ajudado!