Olá, Aline. Como vai?
Sua justificativa está muito bem estruturada e ajuda bastante a consolidar o entendimento sobre a Taxonomia de Bloom no contexto do aprendizado ativo.
Para complementar o seu raciocínio, vale destacar que o ato de explicar um conceito para outra pessoa é a base de uma metodologia de estudos muito famosa chamada Técnica Feynman. Essa técnica consiste em quatro passos simples:
- Escolher um conceito que você deseja aprender.
- Explicar esse conceito para uma pessoa leiga (ou simular essa explicação), usando uma linguagem simples, direta e sem termos técnicos complexos.
- Identificar as falhas na sua própria explicação (onde você hesitou ou não soube explicar direito) e voltar ao material de estudo para preencher essas lacunas de conhecimento.
- Simplificar ainda mais a linguagem e criar analogias.
Quando fazemos isso, saímos do nível básico de apenas memorizar a informação de forma passiva e passamos a realmente compreender o assunto, pois nosso cérebro é forçado a processar, organizar e reestruturar a informação de forma lógica.
Como o curso foca na personalização de estudos com o ChatGPT, uma dica prática para aplicar o nível de Compreender é utilizar a inteligência artificial para simular essa dinâmica de explicação. Você pode enviar um comando como este no chat:
Atue como um estudante iniciante que não sabe nada sobre o assunto [inserir o tema aqui]. Eu vou te explicar esse conceito com minhas próprias palavras e você deve me fazer perguntas simples se algo não ficar claro, ou apontar se eu cometi algum erro conceitual.
Dessa forma, conseguimos simular uma troca ativa de conhecimento e validar se realmente compreendemos o conteúdo estudado antes de avançar para a fase de aplicação prática.
Obrigado por compartilhar sua resposta e contribuir com a comunidade do fórum!
Espero que possa ter lhe ajudado!