2
respostas

[Sugestão] Resposta da pergunta.

Bom, eu acredito que é interessante sim mostrar como funciona os relatórios automáticos. É uma funcionalidade que teremos a disposição e, certamente, ajudará muito os iniciantes, assim como eu, a criar seus primeiros visuais.

Mas acredito que isso vai de perfil para perfil, gosto do desafio, de ser testado, de quebrar a cabeça. Portanto, para o meu perfil, eu já quero olhar para os relatórios e criar do zero. Neste cenário, acho que o fator determinante para ajudar um iniciante é uma boa direção do conceito trazendo alguns casos que podem acontecer na rotina real do profissional.

Então, como sugestão, acredito que vale sim, mostrar e nos dar acesso ao conhecimento do relatório automático. Mas, é super válido trazer o conceito com base na realidade do profissional para criarmos do zero.

2 respostas

Oi Leonardo, tudo bem?

Excelente contribuição! Realmente, a utilização das funcionalidades pode variar para diferentes perfis.

Vale ressaltar que tanto os relatórios automáticos como os relatórios do zero no fim vão produzir um relatório com informações do conjunto de dados, em cada caso iremos usufruir de suas características, nos automáticos pode ser útil aproveitar a estrutura padrão sugerida, e já nos relatórios do zero, sua utilização pode ser mais útil quando a estrutura do relatório já foi acordada com equipe previamente.

Para além da própria distinção de funcionalidades, podemos pensar também que quando os dados estão bem estruturados, a rapidez de geração de visuais pode ser atrelado aos relatórios automáticos, enquanto os relatórios do zero demanda mais tempo de construção.

Espero ter ajudado com outros cenários para aplicação dos diferentes relatórios. Obrigada por contribuir com sua percepção! Muito valioso. Bons estudos =)

Olá, Ana. Também agradeço a atenção. Já fiz a etapa do automático e também a de criação do zero. Agora acredito que é mais uma questão de explorar mais formatos da criação do zero para conseguir conhecer ainda melhor a plataforma.

Muito obrigado.