Exercício 1:
Neste caso, o teste aplicado será ANOVA One Way, haja vista que temos mais de dois grupos de variáveis a serem comparadas. Isto é, as diferentes médias de avaliação dos três grupos das filiais A, B e C, cada uma com amostra de 40 trabalhadores.
Exercício 2:
Teste aplicado: ANOVA de medidas repetidas.
Motivo: O mesmo grupo de pacientes será testado em diferentes momentos no tempo. Diante disso, este teste é o mais eficaz, pois diminui o acúmulo de vieses decorrentes dos testes sucessivos
Exercício 3:
Conclusão inicial: Deve-se rejeitar a hipótese nula, pois há diferença significativa entre as médias do nível de engajamento para os diferentes tempos de anúncios.
Próximo passo: Um teste pós-hoc deverá ser aplicado para se verificar quais grupos possuem médias estatisticamente significativas, podendo ser o teste de Tukey HSD.
Exercício 4:
Relação linear, distribuição normal e variáveis quantitativas: Coeficiente de correlação de Pearson.
Exercício 5:
Teste de correlação de Spearman: Aplicado para verificar a relação entre duas variáveis categóricas e sem tanta similaridade.
Exercício 6:
Teste de corrrelação de Kendall: Aplicado a variáveis categóricas que possuem alto grau de similaridade e quantidades pequenas.