Atualmente, utilizo um software chamado Neotriad como minha agenda pessoal. Embora a ferramenta seja paga, trata-se de um valor irrisório de R$ 12,90 por mês (no caso, minha assinatura). Penso que, em um simples lanche em alguma lanchonete, posso gastar mais do que pago pela ferramenta, mas ela pode me ajudar a ter muito mais do que um simples lanche.
Nesta ferramenta, consigo cadastrar minhas metas e associá-las aos papéis que assumo na vida (por exemplo, estudante, marido, filho, funcionário). Para cada meta, cadastro indicadores que servem como marcos para verificar se estou evoluindo no processo. Na guia de planejamento, cadastro as atividades que preciso fazer para atingir minhas metas. Todas as atividades podem ser associadas a alguma meta e indicador. As metas devem ter um prazo para realização. Na guia de planejamento, também há o valor total das horas alocadas em cada dia, como forma de exercer um controle mais realista sobre a gestão do tempo.
Enfim, esta é a ferramenta que utilizo, pois me adaptei melhor a ela. Cada pessoa trabalha de uma forma e talvez o que funcione para mim não funcione para os demais. Acredito que devemos sempre testar novas ferramentas e encontrar a melhor alternativa para nossa realidade. Em resumo, a única coisa que não podemos fazer quando queremos evoluir é ficar parados. Não existe almoço grátis, e tudo na vida tem um custo.