A questão #34 tem o seguinte enunciado:
Uma empresa deseja desenvolver um sistema de finanças e despesas para rodar em sua nuvem Azure. Em que tipo de serviço em nuvem esse sistema se encaixa? Escolha uma das alternativas a seguir:
A resposta dada é como SaaS, mas isso não está correto. O próprio enunciado diz que a empresa deseja desenvolver o produto e hostear na Azure. Isso seria IaaS se hosteado em arquitetura não gerenciada pela Azure, como uma máquina virtual. Seria uma PaaS se fossem utilizados serviços gerenciados como Azure SQL Database, Azure App Service ou Azure CosmosDB. Pela falta de detalhes até isso fica mais difícil de definir, mas o próprio enunciado especifica que ela deseja desenvolver e apenas usar a Azure como plataforma.
O gabarito diz:
Resposta correta! Um sistema de finanças e despesas é uma solução de software pronta para uso que não requer desenvolvimento ou manutenção complexa por parte do usuário. A empresa pode adotar um serviço de terceiros que ofereça a funcionalidade de finanças e despesas sem precisar se preocupar com a infraestrutura subjacente.
Porém, o enunciado diz que eles desejam desenvolver, e não comprar um software pronto. Em nenhum momento do enunciado diz que será feita uma compra de um software pronto, e sim o desenvolvimento de um novo.
E por outro lado, não é a Azure que está oferecendo um serviço para que a aplicação seja criada na nuvem por exemplo usando um Azure Logic Apps ou um app de finanças já pronto, logo não concordo com a resposta SaaS. Do Microsoft Learn:
O SaaS (software como serviço) é o modelo de serviço de nuvem mais completo do ponto de vista do produto. Com o SaaS, você está essencialmente alugando ou usando um aplicativo totalmente desenvolvido. Email, software financeiro, aplicativos de mensagens e software de conectividade são exemplos comuns de uma implementação de SaaS.
Conforme exposto, aqui diz que é se a empresa for contratar um serviço já pronto, não que ela mesma vai desenvolver este serviço. Logo, esta definição não está de acordo com a proposta pela Microsoft.
Para comparação, a questão #37 está bem melhor formulada com mais detalhes sobre o cenário, o que não causa a ambiguidade da questão #34.