Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Questão #13 resposta incorreta

O enunciado da questão #13 é:

Você é um(a) administrador(a) de TI de uma empresa que está planejando migrar suas cargas de trabalho para a nuvem do Microsoft Azure. A empresa decidiu adquirir uma assinatura do Azure para começar a usar os serviços. No entanto, eles também desejam ter a capacidade de isolar o ambiente de desenvolvimento do ambiente de produção. Além disso, eles precisam garantir que os custos de assinatura sejam otimizados e gerenciados de forma eficiente para cada equipe. Qual estratégia de gerenciamento de assinaturas no Azure você deve recomendar para atender a esses requisitos?

A resposta dada para a questão #13 é:

Criar uma assinatura principal e vincular várias assinaturas filhas a ela para separar os ambientes de desenvolvimento e produção.

Pesquisei aqui e assinaturas não podem estar vinculadas a outras assinaturas, logo, não existe esse conceito de aninhar assinaturas. O que consegui achar é usar grupos de gerenciamento (Management Groups) para fazer aninhamentos assim. A questão parece estar errada ou desatualizada.

https://learn.microsoft.com/pt-br/azure/cost-management-billing/manage/create-subscription#understand-azure-subscriptions

Exemplo de nesting com Management Groups. Notem que em nenhum momento uma assinatura herda outra:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Olá Francielle.

Tudo bem?

A sua observação está correta . No Azure, as assinaturas não são aninhadas ou vinculadas umas às outras como filhas de uma assinatura principal. Em vez disso, o que o Azure oferece são os Grupos de Gerenciamento (Management Groups) que permitem organizar assinaturas em contêineres que podem herdar políticas e gerenciamento de acesso.

Esses grupos de gerenciamento são úteis para estabelecer uma hierarquia que reflete a estrutura organizacional da empresa e para aplicar políticas de governança em larga escala. No caso do cenário apresentado, a estratégia recomendada para isolar o ambiente de desenvolvimento do ambiente de produção e otimizar o gerenciamento de custos seria criar assinaturas separadas para cada ambiente e, se necessário, organizar essas assinaturas sob grupos de gerenciamento apropriados para aplicar políticas e controle de acesso de forma centralizada.

A imagem que você forneceu ilustra exatamente essa estrutura hierárquica onde diferentes assinaturas estão organizadas sob grupos de gerenciamento específicos, que por sua vez estão sob um grupo de gerenciamento raiz.

Portanto, a resposta correta para a questão #13 deveria refletir o uso de assinaturas separadas para os ambientes de desenvolvimento e produção, possivelmente organizadas sob grupos de gerenciamento para facilitar a governança e o controle de custos. Agradeço por apontar essa imprecisão, e sugiro que você entre em contato com os responsáveis pelo curso para que possam atualizar o material com as informações corretas.

  • A questão pode estar desatualizada, vou passar a sua sugestão para a equipe de conteúdo para eles analisarem e corrigirem.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software