Eu fiquei vendo os posts aqui e muita confusão com versão do Node e com o uso do NPM... decidi fazer de outra forma:
Usei o VITE para criar o projeto React
npm create vite@latest
Durante o assistente vai pedir o nome do projeto e qual o template, escolha "React with TypeScript". Quando concluir o assistente do Vite, entre no diretório do projeto e instale as dependências:
cd .\alurabooks-ds\ npm install
Já aproveitei para iniciar o repositório GIT no projeto
git init
Instalei o Storybook usando o comando de instalação conforme documentado no site deles
npx storybook init
O assistente irá informar sobre uma série de pacotes que estão depreciados(deprecated) e avisar que a versão atual do NPM é incompatível com as dependências semânticas do Storybook e perguntar se quer rodar a migration do NPM 7, selecionei que sim.
Agora só abrir o VSCode na pasta e rodar o comando para iniciar o Storybook:
npm run storybook
Agora uma queixa/sugestão para a alura: Pessoal, tem duas coisas que eu tenho visto nos cursos de React que têm me incomodado um pouco:
- Um curso com NPM outro com YARN - Seria melhor padronizar em um gerenciador de pacotes só, ou começar com NPM e para os cursos mais "avançados" usar o YARN
- Uso de CRA quando o mercado já pivotou pra outras tools como Vite
Nesse pacote do Storybook ainda há muitos pacotes desatualizados e com vulnerabilidades, isso é uma questão do pacote claro, mas é bom ter ciência.