2
respostas

[Sugestão] Quem estiver com erro na instalação de pacotes: Alternativa ao TSDX

Eu fiquei vendo os posts aqui e muita confusão com versão do Node e com o uso do NPM... decidi fazer de outra forma:

1. Usei o VITE para criar o projeto React

npm create vite@latest

Durante o assistente vai pedir o nome do projeto e qual o template, escolha "React with TypeScript". Quando concluir o assistente do Vite, entre no diretório do projeto e instale as dependências:

cd .\alurabooks-ds\
    npm install

Já aproveitei para iniciar o repositório GIT no projeto

git init
  2. Instalei o Storybook usando o comando de instalação conforme documentado no site deles

npx storybook init

O assistente irá informar sobre uma série de pacotes que estão depreciados(deprecated) e avisar que a versão atual do NPM é incompatível com as dependências semânticas do Storybook e perguntar se quer rodar a migration do NPM 7, selecionei que sim.

3. Agora só abrir o VSCode na pasta e rodar o comando para iniciar o Storybook:

npm run storybook

Agora uma queixa/sugestão para a alura: Pessoal, tem duas coisas que eu tenho visto nos cursos de React que têm me incomodado um pouco:

• Um curso com NPM outro com YARN - Seria melhor padronizar em um gerenciador de pacotes só, ou começar com NPM e para os cursos mais "avançados" usar o YARN
  • Uso de CRA quando o mercado já pivotou pra outras tools como Vite

Nesse pacote do Storybook ainda há muitos pacotes desatualizados e com vulnerabilidades, isso é uma questão do pacote claro, mas é bom ter ciência.

2 respostas

Oi Luiz, tudo bem?

Muito obrigada por compartilhar com a gente o seu feedback. Ele é super importante para que possamos melhorar no cursos futuros.

E pelas sugestões também! É ótimo ver que está usando o espaço aqui do fórum para contribuir tanto.

Reforço que ao final de cada curso fornecemos uma avaliação individual para cada estudante atribuir uma nota e opinião sobre o curso e professor, sempre ponha sua opinião sincera para nos ajudar a detectar nossos pontos que devem melhorar. É por lá que tiramos nossas métricas e o seu feedback chega diretamente até as pessoas instrutoras envolvidas no curso.

Um abraço e bons estudos.

Parabéns Luiz! Passei um dia inteiro quebrando a cabeça, tentando fazer funcionar. E só consegui com sua ótima dica!!!