2
respostas

[Sugestão] Projeto "obsoleto"

Boa noite, primeiramente, aqui na Alura foi o unico curso que me fez entender e gostar de React, sendo assim tenho lido muito material sobre fora da Alura também. Quando iniciei esse curso em especifico, ja me deparei com as dependências totalmente desatualizadas, pois o projeto no GitHub é de 2 anos atras, ou seja 2021, visto que estou em 2023. Como eu já tinha conhecimento de como verificar e atualizar as dependências, devido eu estar focado em React esses últimos tempos, atualizei tudo e dei prosseguimento nas aulas. Quando chegou nessa aula o instrutor usa algumas coisas que já não estão mais "funcionando" como por exemplo o que foi substituido por e o useHistory que na ultima versão do react-router-dom não existe e sim useNavigate.

Esses conhecimentos, infelizmente não são dados e nem explicados aqui, o aluno que está seguindo uma trilha de estudo, somente por aqui, chega numa "problema" desse sem saber pra onde ir e o que fazer. Sugiro que os cursos sejam revisados com mais "carinho". Não precisam refazer o vídeo, mas coloquem um topico ali em texto mesmo, na aula, não no forum, algo como "Possíveis problemas" e ali conter coisas desse tipo "o projeto foi escrito em 2021, devido atualizações na biblioteca React, o componente foi substituido pelo ", "As dependencias do projeto podem estar desatualizadas, para atualizar siga esses passos".

Foi por conta disso que até escrevi um mini artigo de como atualizar as dependências de um projeto baseado em Node. https://www.linkedin.com/pulse/deu-erro-e-agora-gabriel-medina/

Para as pessoas que estão começando ou que estou seguindo curso a curso da Alura apenas, esses pequenos detalhes ajudam bastante!

2 respostas

Fala, Gabriel, tudo certo?

Primeiramente, fico feliz que esteja gostando de React e que nós da Alura tenhamos ajudado você a se interessar por essa tecnologia!

Desde a criação do curso, houve várias atualizações tanto no material-ui quanto no react-router-dom. Estamos mapeando todas essas novidades e em breve atualizaremos o conteúdo completo. Sabemos o quão importante é fornecer materiais atualizados e de qualidade para os nossos alunos.

Quero aproveitar para agradecer pelo seu artigo. Ficamos realmente impressionados com o seu trabalho! Conversamos com a equipe e decidimos incluir o seu artigo como um recurso adicional no curso. Agradecemos sinceramente pela sua contribuição e valorizamos o seu empenho em melhorar a experiência de aprendizado para todos.

Se tiver mais sugestões ou qualquer outra dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudar!

Boa tarde a todos.

Gostaria de parabenizar o Gabriel pela iniciativa do Artigo, ficou sensacional, acho inclusive que se ele permitisse poderia adicionar no inicio do curso para atualizar o projeto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software