Perfeito, Marcelo — você quer um cronograma visual mensal, organizado pelos 6 níveis da Taxonomia de Bloom, com atividades práticas e avaliações em cada nível, focado em Inteligência Artificial (IA) e com 2 horas diárias de estudo.
A seguir, montei uma estrutura detalhada e visual em formato de cards coloridos (cada cor representa um nível de Bloom), cobrindo 4 semanas.
CRONOGRAMA DE ESTUDOS – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Tempo total: 2h/dia, 5 dias por semana
Duração: 1 mês (4 semanas)
Método: Taxonomia de Bloom (do básico ao avançado)
- Lembrar (Semana 1) — Fundamentos
Objetivo: Reconhecer e recordar conceitos essenciais da IA.
Temas:
História da Inteligência Artificial
Tipos de IA (fraca, forte, ANI, AGI)
Conceitos: algoritmo, machine learning, redes neurais
Atividades (2h/dia):
Leitura: “Introdução à Inteligência Artificial” (artigos e vídeos da IBM ou Coursera)
Flashcards de termos-chave (criar no Anki ou Quizlet)
Resumo diário de 5 conceitos
Avaliação:
Quiz de 10 perguntas objetivas
Autoavaliação: “Quais 5 termos eu consigo explicar claramente sem consultar material?”
- Compreender (Semana 2) — Interpretação e Explicação
Objetivo: Demonstrar compreensão dos conceitos e explicar com suas próprias palavras.
Temas:
Como funcionam os algoritmos de aprendizado
Diferença entre aprendizado supervisionado e não supervisionado
Ética e impacto social da IA
Atividades (2h/dia):
Vídeos explicativos (YouTube – Simplilearn, DeepLearning.AI)
Criação de mapas mentais sobre os tipos de aprendizado
Explicação oral (gravar um vídeo de 2 min explicando IA a um leigo)
Avaliação:
Elaboração de um pequeno glossário explicativo
Mini quiz sobre tipos de aprendizado
Feedback pessoal (reassistir o vídeo e identificar pontos fortes e fracos)
- Aplicar (Semana 3) — Colocar em Prática
Objetivo: Utilizar os conceitos aprendidos em situações práticas.
Temas:
Aplicações reais da IA
Ferramentas simples de IA (ChatGPT, Google Teachable Machine, Runway ML)
Atividades (2h/dia):
Criar um mini projeto com IA (ex: classificador de imagens com Teachable Machine)
Testar prompts e automações simples com ChatGPT
Anotar desafios e soluções
Avaliação:
Entregar um mini projeto funcional
Checklist de habilidades aplicadas (use/entenda/otimize)
- Analisar (Semana 4, parte 1) — Comparar e Investigar
Objetivo: Examinar, diferenciar e relacionar elementos da IA.
Temas:
Comparar modelos de aprendizado supervisionado x não supervisionado
Analisar casos de uso de IA em setores (saúde, finanças, educação)
Atividades (2h/dia):
Montar uma tabela comparativa de modelos
Estudo de caso: analisar o uso de IA em um produto (ex: ChatGPT, Tesla)
Identificar vantagens e limitações
Avaliação:
Apresentar um resumo analítico (escrito ou oral)
Discussão reflexiva: “Quais riscos éticos percebo neste caso?”
- Avaliar (Semana 4, parte 2) — Julgar e Justificar
Objetivo: Avaliar criticamente métodos e resultados.
Temas:
Critérios para avaliar modelos de IA
Precisão, viés e responsabilidade no uso da IA
Atividades (2h/dia):
Leitura crítica de artigo ou notícia sobre IA
Escrever uma mini redação: “A IA deve substituir decisões humanas?”
Debater (mesmo simulando o diálogo consigo) argumentos a favor e contra
Avaliação:
Rubrica de avaliação: coerência, embasamento, criticidade
Autoavaliação com notas de 1 a 5 para pensamento crítico
- Criar (Final do Mês) — Produzir e Inovar
Objetivo: Criar algo novo usando os aprendizados anteriores.
Temas:
Desenvolvimento criativo com IA
Projetos autorais e experimentação
Atividades (2h/dia):
Criar um protótipo, artigo ou apresentação sobre IA (ex: “Como a IA pode otimizar meu trabalho”)
Usar ferramentas de IA generativa (imagens, textos ou automações simples)
Apresentar o resultado final (vídeo, documento ou post)
Avaliação:
Apresentação final (autoavaliação + feedback de colegas ou IA)
Reflexão final: “O que aprendi e o que quero explorar no próximo mês?”