se eu quisesse colocar esse airflow em produção em um servidor para utilizar em outras maquinas locais, como eu faria? e como eu acessaria a pasta de dags de outro computador?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
se eu quisesse colocar esse airflow em produção em um servidor para utilizar em outras maquinas locais, como eu faria? e como eu acessaria a pasta de dags de outro computador?
Olá, Yan! Como vai?
Para colocar o Airflow em produção em um servidor para utilizar em outras máquinas locais, você precisa:
→ Instalar o Airflow em um servidor centralizado, isso significa configurar o Airflow em um servidor dedicado, como um servidor Linux, ou utilizar um serviço de nuvem como Google Cloud Platform, AWS ou Azure. Esse servidor será o ponto central para gerenciar e executar os seus pipelines.
→ Configurar o acesso à pasta de DAGs. A pasta de DAGs contém os arquivos que definem os seus pipelines. Para que as outras máquinas locais possam acessar e executar esses pipelines, você precisa configurar o acesso à pasta de DAGs. Isso pode ser feito através de um compartilhamento de arquivos via rede (como NFS ou Samba) ou utilizando um sistema de controle de versão como o Git.
→ Garantir a segurança do servidor e da pasta de DAGs. Você precisa configurar permissões de acesso para que apenas usuários autorizados possam acessar e modificar os pipelines.
Sobre acessar a pasta de DAGs de outro computador, existem diferentes métodos de compartilhamento. Opções como o NFS ou Samba permitem o compartilhamento de arquivos via rede, enquanto o Git oferece controle de versão e facilita a sincronização dos DAGs em diferentes computadores. Uma outra alternativa é armazenar os DAGs em serviços de nuvem, como Google Cloud Storage, AWS S3 ou Azure Blob Storage, configurando o Airflow para acessá-los diretamente.
Espero ter ajudado!
Abraço ✨
Como eu apontaria a pasta de dags para um repositorio no gitlab?