4
respostas

[Sugestão] Problemas na hora de rodar o

Isso aqui não é uma dúvida em si (apesar de eu também não ter conseguido resolver o problema kkkk), mas quem passar pela mesma situação, de após fazer a migração do projeto para o vite e quando foi rodar o comando "npm run dev", recebeu o seguinte erro: "'vite' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes."

Eu não consegui fazer esse comando funcionar, porém se rodar os scripts do package.json usando o npx, eles funcionam normalmente, então: invés de: npm run dev ===> use: npx vite; invés de: npm run build ===> use: npx vite build; invés de: npm run preview ===> use: npx vite preview;

4 respostas

Olá Samuel!

Agradecemos a sugestão, que pode ser muito útil para alunos que possam enfrentar o mesmo erro. A comunidade agradece o seu empenho e senso colaborativo.

Essa situação pode estar relacionada ao fato de que o Vite pode não ter sido instalado globalmente no sistema ou pode não estar disponível no PATH do ambiente. Quando você usa "npm run dev," o npm procura o comando "dev" nos scripts definidos no arquivo package.json e espera que o pacote correspondente (neste caso, o Vite) esteja instalado globalmente ou localmente no projeto.

O npx, é uma ferramenta do npm projetada para executar pacotes diretamente, sem a necessidade de instalá-los globalmente. Portanto, ao usar "npx vite," o npm irá baixar temporariamente o Vite e executá-lo, mesmo que não esteja instalado globalmente ou localmente no projeto, e por isso o resultado foi melhor dessa forma.

Reforço que em casos de dúvidas ou para compartilhar sugestões, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi, Samuel, tudo bem?

Só para eu entender melhor o problema, esses erros aconteceram mesmo depois de você dar npm install no projeto Vite? Porque isso deveria fazer o pacote vite ser instalado localmente e estar disponível diretamente pelos scripts do package.json.

Como o Victor disse, usar o npx diretamente para executar o Vite e outros pacotes irá instalá-los temporariamente, então nesse caso também funciona. Mas gostaria de entender melhor porque aqueles problemas aconteceram com você :)

Você poderia compartilhar seu projeto? Fico no aguardo!

Acredito que o que deu erro foi devido a um outro curso que eu estava fazendo fora da plataforma no qual tive que modificar algumas configurações no VSCode, isso deve ter gerado o erro, acredito que se tentar de novo agora, não acontecerá de novo, pois eu formatei o computador desde que fiz o curso.

Mas o erro deve ter sido gerado quando adicionei uma propriedade "path" manualmente no VSCode e na configurações do Windows.

Perfeito, Samuel! Obrigado pela resposta, já vou ficar de olho nesse possível problema no futuro :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software