1
resposta

[Sugestão] Problema na lógica da aula "04 Renomeando os campos"

Olá,

Quero apenas comentrar e sugerir uma solução para um problema que ocorreu pra mim durante a aula "04 Renomeando os campos", que foi no trecho da insersão do append() para adicionar novos valores, o trecho de script é o que segue abaixo:
"
new_dados_csv = []

for old_dict in dados_csv:
dict_temp = {}
for old_key, value in old_dict.items():
dict_temp[key_mapping[old_key]] = value
new_dados_csv.append(dict_temp)
new_dados_csv[0]
"

o erro estava ocorrendo no trecho "dict_temp[key_mapping[old_key]] = value "

pesquisando, verifiquei que o problema estava na lógica desse trecho, que estava reclamando que a variável key_mapping não tinha chave old_key

Como não entendo muito de python recorri ao chatGPT, que sugeriu uma alteração na lógica do script, para realizar uma verificação condicional antes de tentar acessar o trecho, que é o if abaixo:
"
if old_key in key_mapping: # só mapeia se existir
dict_temp[key_mapping[old_key]] = value
else:
dict_temp[old_key] = value # ou simplesmente mantém o original
"
aplicando essa condição if , o código rodou normalmente retornando os valores conforme o gabarito do professor:
"
{'Nome do Produto': 'Lápis de sobrancelha',
'Categoria do Produto': 'Roupas',
'Preço do Produto (R$)': '55.17',
'Quantidade em Estoque': '62',
'Filial': 'Filial 1',
'Data da Venda': '2023-04-13 18:58:06.794203'}
"

Não sei se ocorreu esse problema pra mais alguem, porém se aconteder podem tentar essa solução pra ver se dá certo.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oi, Davi! Como vai?

Agradeço por compartilhar sua solução no fórum da comunidade Alura.

É muito interessante ver que você conseguiu identificar a origem do problema no mapeamento das chaves e aplicou uma condicional para corrigir, garantindo que os dados fossem processados corretamente.

Sua iniciativa de pesquisar e testar uma solução mostra proatividade e atenção aos detalhes. Continue assim!

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!