1
resposta

[Sugestão] Privacidade

Acho muito importante que num curso como esse, relacionado a introdução de IA e análises, abordemos sobre a privacidade. Sempre que realizo análises com IA utilizando dados de planilhas eu oculto todos os dados sensíveis, deixando-a focar essencialmente no que eu quero que analise. Hoje as portas para vazamento de dados nesse formato ainda são muito escancaradas, sobretudo utilizando na versão gratuita.

1 resposta

Olá, Eduardo! Como vai?

Você tocou em um ponto extremamente importante ao falar sobre privacidade em análises de dados com IA.

É essencial proteger dados sensíveis, especialmente quando se utiliza ferramentas gratuitas, que podem ter menos garantias de segurança. Uma boa prática é sempre anonimizar dados antes de qualquer análise. Isso significa remover ou mascarar informações que possam identificar indivíduos, como nomes, endereços ou números de identificação.

Além disso, ao utilizar ferramentas de IA, é importante verificar as políticas de privacidade e os termos de uso para entender como os dados são tratados. Algumas ferramentas oferecem opções de configuração para aumentar a segurança, como criptografia de dados e controle de acesso.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!