Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Primeiro contato com tecnologia tentei realizar o desafio dicas por favor nao sei se esta correto mais tentei

alert('qual é o dia da semana?'); let resposta = sabado ou domingo; let chute = prompt('sabado ou domingo');

if ( chute == sabado ou domingo ) { alert('Bom fim de semana!'); } else { alert ('Boa semana!') }

2 respostas
solução!

Olá, Lucas!

Você está no caminho certo, porém vou dar algumas dicas para te ajudar a entender melhor.

Sempre que for texto não esqueça de colocar entre aspas simples ou duplas: 'sabado ou domingo', outra coisa, no lugar do "ou" você deve utilizar as duas barras retas "||" que representam o "ou" em JavaScript. Com isso dentro do "if" você pode montar a lógica:

Se chute for igual a sabado ou chute igual a domingo, mostre alert('Bom fim de semana!'); senão mostre alert ('Boa semana!'), veja o código todo:

alert('qual é o dia da semana?'); 

let chute = prompt('sabado ou domingo?');

if ( chute == 'sabado' || chute == 'domingo' ) { 
    
    alert('Bom fim de semana!'); 

} else { 
    alert ('Boa semana!')
}

Eu exclui a variável "resposta" porque não precisa dela.

Ele pergunta, se a resposta for sabado ou domingo ele mostra "Bom fim de semana", se a resposta for qualquer outra coisa, ele mostra "Boa semana!"

Testa rodando esse código.

Espero ter ajudado e bons estudos!

muito obrigado foi muito esclarecedor, uma outra dúvida é como faço para rodar esse código? em uma outra aba sem atrapalhar no caso a aba que estou estudando agora?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software