Sou muito tímido e às vezes tenho dificuldade de pedir ajuda, tenho aquele receio de criticado, eu preciso melhorar minha rede de contatos , sou muito fechado.
Sou muito tímido e às vezes tenho dificuldade de pedir ajuda, tenho aquele receio de criticado, eu preciso melhorar minha rede de contatos , sou muito fechado.
Olá, Marcos. Tudo bem?
Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo por reconhecer a importância do networking para o seu autodesenvolvimento. É normal sentir-se tímido ou receoso de pedir ajuda, mas é importante lembrar que muitas pessoas estão dispostas a ajudar e compartilhar seus conhecimentos.
Uma dica que posso te dar é começar a frequentar eventos relacionados à sua área de interesse, como palestras, workshops e conferências. Esses eventos são ótimas oportunidades para conhecer pessoas novas e ampliar sua rede de contatos.
Além disso, tente se aproximar de pessoas que você admira profissionalmente e peça conselhos ou dicas de como eles chegaram onde estão. Você pode fazer isso através das redes sociais ou até mesmo pessoalmente, caso tenha a oportunidade.
Outra sugestão é participar de grupos de discussão online relacionados à sua área de atuação. Esses grupos são ótimas oportunidades para trocar conhecimentos e fazer novos contatos.
Por fim, lembre-se que o networking é uma construção contínua e que demanda tempo e dedicação. Não tenha medo de se expor e de pedir ajuda quando precisar.
Espero ter ajudado e bons estudos!