1
resposta

[Sugestão] Posso substituir esse trecho por uma função?

Olá! Tudo bem? Tenho uma duvida aqui referente ao momento em que escrevemos os números sorteados na tela com o seguinte código:

    let resultado = document.getElementById('resultado');
    resultado.innerHTML = `<label class="texto__paragrafo">Números sorteados:  ${sorteados}</label>`

Nos meus testes para fins de aprendizado, busquei atribuir essas duas linhas de código a uma função:

function exibirTextoNaTela() {
    let resultado = document.getElementById('resultado');
    resultado.innerHTML = `<label class="texto__paragrafo">Números sorteados:  ${sorteados}</label>`
}

Para isso acontecer também tive que declarar o array "sorteados" no escopo global para que assim não houvesse erros de declaração na função.

Na minha perspectiva, são poucas linhas de código, porém acredito que fica mais limpo. É interessante fazer isso ou um "desperdício" de tempo? Pergunto isso principalmente em relação ao mercado e dia-a-dia de trabalho também.

1 resposta

Olá Gabriel! Tudo bem?

Organizar seu código em funções pode trazer várias vantagens, como facilitar a leitura e a manutenção do código, além de permitir a reutilização do código em diferentes partes do seu projeto.

No seu caso, ao isolar o código que modifica o innerHTML do elemento resultado em uma função chamada exibirTextoNaTela, você está seguindo um princípio de programação chamado encapsulamento. Isso ajuda a manter seu código organizado e claro, especialmente à medida que ele cresce e se torna mais complexo.

Além disso, essa prática é bem vista no mercado de trabalho, pois demonstra que você sabe como manter seu código organizado e fácil de gerenciar. No entanto, é importante considerar se a função criada será utilizada mais de uma vez. Se o trecho de código encapsulado for usado repetidamente, a função se justifica ainda mais. Caso contrário, a função pode ser um pouco redundante, mas ainda assim ajuda na organização do código.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software