Olá Renan, tudo bem? Obrigada por compartilhar seu código conosco!
Muito bom! O código parece estar funcionando bem, mas tenho uma sugestão para melhorá-lo.
Ao invés de gerar um novo número aleatório a cada tentativa, você pode armazenar o número sorteado em uma variável e compará-la com o número escolhido pelo usuário em cada tentativa. Isso evita que o número sorteado mude durante o jogo, o que pode ser confuso para o jogador.
Além disso, você pode adicionar uma mensagem de erro caso o usuário escolha um número fora do intervalo de 0 a 100, para evitar erros no programa.
Ficaria algo assim:
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class JogoAdivinhacao {
public static void main(String[] args) {
Scanner leitura = new Scanner(System.in);
int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100);
int numeroEscolhido;
int tentativa = 1;
while (tentativa <= 5) {
System.out.println("Escolha um número de 0 a 100 ");
numeroEscolhido = leitura.nextInt();
if (numeroEscolhido < 0 || numeroEscolhido > 100) {
System.out.println("Número inválido. Escolha um número entre 0 e 100.");
continue;
}
System.out.println("O número escolhido é " + numeroEscolhido);
System.out.println("Está é a tentativa de número " + tentativa++);
if (numeroAleatorio > numeroEscolhido)
System.out.println("O número informado é menor que o número sorteado");
else if (numeroAleatorio < numeroEscolhido)
System.out.println("O número informado é maior que o número sorteado");
else {
System.out.println("Parabéns, você acertou o número!");
break;
}
if (tentativa > 5)
System.out.println("Tentativas excedidas");
}
}
}
Espero ter ajudado e bons estudos!