Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] [Plano de estudos] ENGENHARIA DE DADOS - FOCO EM CONCEITOS BÁSICOS & ETL (extract, transform, load)

Olá pessoal, meu nome é Gabriel e eu sou um estag em Eng de dados. Minha formação no entanto é em ciência da computação(segundo semestre na FMU) mas consegui esse estagio e precisava 'cair andando' no trabalho e, então, pedi ajuda para um bom amigo meu que ja é pleno na área e ele montou esse plano pra mim pensando no que ele gostaria de ter sabido quando entrou na área. Esse plano me ajudou muito a dominar o básico e conseguir me encaixar bem na empresa. Portanto, resolvi compartilhar aqui (ja que nao sabia onde mais poderia fazer isso nesse Fórum) para ajudar pessoas em situações semelhantes a minha. Se os moderadores permitirem esse post eu vou continuar ampliando ele com fichamentos, resumos e observações minhas sobre esse plano. Claro tambem aceito sugestões e críticas, eu acredito que foi graças ao compartilhamento de informações e ideias que o Tech cresceu e se tornou o que é hoje. Segue abaixo o link do plano: https://cursos.alura.com.br/meu-plano-de-estudos-gabrielthss-1704832462559-p707446

Ps.: eu trabalho principalmente com Python por isso o foco nisso nos primeiros cursos mas é sim possível fazer mudanças simples para se adequar a outras linguagens.

1 resposta
solução!

Olá Gabriel,tudo bem?

Que iniciativa bacana compartilhar seu plano de estudos! É uma ótima maneira de ajudar outras pessoas que estão começando na área de Engenharia de Dados.

Sobre o plano de estudos que você postou, focar nos conceitos básicos e no processo de ETL (Extract, Transform, Load) é definitivamente um bom começo, principalmente considerando que você trabalha com Python. Esses conhecimentos são fundamentais para entender como os dados são preparados e manipulados para análises e decisões empresariais.

Aproveito para compartilhar também um plano de estudos para algumas carreiras feito pela escola de Data Science, lá possui a carreira de Engenharia de Dados, como outras também:

Também deixo o link do Tech Guide, onde também possui uma trilha de diversas áreas, incluindo Data Engineering.

Espero ter ajudado e boa sorte nessa jornada!

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!