Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Sugestão para uso da Mesa Digitalizadora

Olá pessoal da Alura Sou iniciante em edição/animação e gostaria de saber a opinião de vocês sobre uso da mesa digitalizadora para os seguintes softwares.

  1. PSD;
  2. AP;
  3. AE;

Obs: tenho tentado usar para os 3, mas só vejo vantagens reais no PSD, entretanto estou aberto aos argumentos que me convençam a usar a Mesa o tempo todo. Tenho tido dificuldade, por exemplo quando uso o Slack ou Trello como software, parece que esses softwares não respondem bem a caneta. O mesmo vale para alguns sites. Tenho uma Pen tablet CTL - 472 da Wacom, não sei se o modelo é muto simples e não funciona tão bem. Enfim, estou disposto a usar apenas a caneta, posso investir numa melhor se for necessário, mas a prática não tem me mostrado muitas vantagens, se alguém puder me ajudar, agradeço!

3 respostas

Oi Daniel, boa tarde.

Eu sou suspeito parta te responder essa, mas, vou te responder qual a minha experiência profissional... vamos lá!

Eu possuo a Wacon pro PTH 651 (média), a que saiu logo após a Intuos 5.

Eu me sinto à vontade com essa mesa, ela possui uns recursos extras, touch e personalização de teclas de atalho e teclas fundamentais (zoom, rotação, espessura de pincél); com um toque! Isso é bem bacana e facilita a vida.

Eu prefiro usar a mesa para fazer um ilustração digital, me sinto à vontade com a mobilidade de interface. Mas nada contra também quanto a usar o mouse, se for o caso.

Em suma, o melhor equipamento e o software para se trabalhar é aquele que atende as suas expectativas e melhor ainda; aquele que você mais curte e tem intimidade em usar.

Forte abraço.

solução!

Olá!

Dependendo do uso, uma mesa digitalizadora realmente não é tão necessária. Com o mouse você consegue precisão ao clicar, arrastar, etc.

A mesa digitalizadora faz muito mais sentido em ambientes nos quais a variação de pressão no clique e fluidez no traço fazem diferença, normalmente no AE e mais profundamente no PS, em projetos específicos. No Premiere não vejo muita utilidade, a princípio.

Há muitas teclas e comandos programáveis nas mesas digitalizadoras e elas fazem muito sentido no contexto do uso da caneta. Sem ela, não há necessidade de utilizar os atalhos da mesa.

O que acontece muito é que quando você trabalha muito em tarefas que dependem da caneta - por exemplo ilustração digital - acaba se habituando muito aos atalhos da mesa e acaba levando isso para os demais ambientes, mudando até alguns atalhos para funcionar a seu gosto. Isso é questão de puro costume mesmo e do que faz sentido pro seu workflow.

Quanto aos modelos, os da Wacom costumam ser todos excelentes. Os modelos de entrada, obviamente, não são tão bons quanto os profissionais mas têm excelente custo benefício.

Um abraço!

Obrigado amigos !

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software