Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Para quem estiver com erro de conexão com o mongodb

Olá.

Como outras pessoas relataram no fórum, também tive erro de conexão com o mongodb ao rodar o docker compose up (na minha versão do docker, o comando é assim).

Consultando o ChatGPT, a sugestão foi adicionar um comando de dependência para o alurabooks, de modo que o alurabooks fosse iniciado somente após o mongodb estar em funcionamento. Acredito que em alguns casos o mongodb ainda não terminou de ser iniciado e por isso dá erro de conexão.

Meu arquivo compose.yaml (que é a nomenclatura usada pelo Docker na versão atual) ficou assim:

services:
  mongodb:
    image: mongo:4.4.6
    container_name: meu-mongo
    networks:
      - compose-bridge

alurabooks:
    image: aluradocker/alura-books:1.0
    container_name: alurabooks
    networks:
      - compose-bridge
    ports:
      - 3000:3000
    depends_on:
      - mongodb

networks:
  compose-bridge:
    driver: bridge
2 respostas
solução!

Atualização:

O depends_on é explicado com mais detalhes no vídeo de uma atividade posterior: "06 Complementando o Compose".

Tendo em vista que há vários posts no fórum com esse problema de conexão, seria legal se colocassem uma atividade em texto avisando sobre a necessidade do depends_on, isso antes do vídeo da atividade "03 Definindo os serviços".

Olá, Matheus, como vai?

Muito boa a sua sugestão! Identificar a necessidade de utilizar o depends_on para garantir que o MongoDB esteja totalmente operacional antes de iniciar o Alurabooks foi uma excelente sacada. Essa dependência realmente ajuda a evitar problemas de conexão quando o MongoDB ainda não está pronto.

Continue assim, explorando e solucionando problemas de forma proativa! Qualquer outra dúvida, o fórum está à disposição.

Vou marcar a sua resposta como solução, para outros estudantes verem que esse tópico está resolvido.

Abraços!