1
resposta

[Sugestão] Para quem está confuso em relação ao dominio disponibilidade e dominio de falha.

Eu demoro um pouco para entender as coisas... Então sempre uso a melhor amiga que temos por aqui! A luri ♥ Abaixo mostro um trecho da minha conversa com ela, afim de entender melhor o dominio de disponibilidade e de falha. Foi o que me ajudou.

1. Tentando explicar meu entendimento e pergunta ao mesmo tempo kkk:
    Calma, então vamos supor usando numeros numeros
    Dominio de disponibilidade brasil 1 contém (1,2,3 -> dominios de falha)
    Dominio de disponibilidade brasil 2 contém (1,2,3 -> dominios de falha)
    Dominio de disponibilidade brasil 3 contém (1,2,3 dominios de falha) ?

2. Resposta luri:
    Isso mesmo! Sua representação está perfeita.

Imagine que você tem a região "Brasil". Dentro dela, você tem três domínios de disponibilidade:

Domínio de Disponibilidade Brasil 1: Contém 3 domínios de falha (1, 2, 3).
Domínio de Disponibilidade Brasil 2: Contém 3 domínios de falha (1, 2, 3).
Domínio de Disponibilidade Brasil 3: Contém 3 domínios de falha (1, 2, 3).
Se um dos domínios de falha (por exemplo, o número 1 no Domínio de Disponibilidade Brasil 1) tiver um problema, os outros domínios de falha (2 e 3) no mesmo Domínio de Disponibilidade Brasil 1 continuarão funcionando. E, se o Domínio de Disponibilidade Brasil 1 inteiro tiver um problema, os Domínios de Disponibilidade Brasil 2 e Brasil 3 continuarão funcionando.

Essa redundância em diferentes níveis (domínios de falha e domínios de disponibilidade) é o que garante a alta disponibilidade e resiliência dos serviços na OCI.

Boa sorte, espero não baralhar mais a cabeça de quem se propôs a ler.

1 resposta

Oi, Tallita! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da sua forma de organizar a explicação, criando uma lógica visual com números para os domínios. Isso ajuda bastante na hora de entender como os domínios de disponibilidade e os domínios de falha se relacionam.

Continue nesse ritmo, sua estratégia de usar comparações e exemplos próprios é muito eficiente para consolidar o aprendizado.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!