1
resposta

[Sugestão] Para dormir logo

No meu caso (já sofri com problemas sérios de insônia por causa do estresse e ansiedade), passei a realizar o que depois fiquei sabendo ser a higiene do sono. Todos os dias por volta das 22h, eu escovo os dentes, desligo a luz do quarto, deixo meu celular longe e vou para cama, mesmo sem sono. Então pego o kindle e abro um livro, não muito interessante e também não um que eu quero muito ler (para me ajudar com essas escolhas, entrei para um clube do livro), leio até sentir os olhos pesados, as vezes durmo com ele na mão, mas sempre funciona comigo.

1 resposta

Oi Juliane,

Muito obrigada por compartilhar sua experiência! A higiene do sono é realmente uma prática fundamental para melhorar a qualidade do sono, especialmente para quem sofre com insônia devido ao estresse e ansiedade. Sua rotina de escovar os dentes, desligar a luz do quarto, deixar o celular longe e ler um livro no kindle é um ótimo exemplo de como criar um ambiente propício para o sono.

Além das suas dicas, gostaria de sugerir algumas outras práticas que podem complementar a higiene do sono:

1. Estabeleça um horário fixo para dormir e acordar: Tente manter uma rotina consistente, mesmo nos finais de semana. Isso ajuda a regular o relógio biológico.

2. Evite cafeína e refeições pesadas antes de dormir: Bebidas com cafeína e alimentos pesados podem interferir no sono. Tente evitá-los pelo menos 4-6 horas antes de dormir.

3. Crie um ambiente confortável: Certifique-se de que seu quarto esteja escuro, silencioso e em uma temperatura agradável. Investir em um bom colchão e travesseiros também pode fazer uma grande diferença.

4. Pratique atividades relaxantes antes de dormir: Além da leitura, atividades como meditação, alongamentos leves ou ouvir música relaxante podem ajudar a preparar o corpo e a mente para o sono.

5. Limite cochilos durante o dia: Se você sentir necessidade de cochilar, tente limitar a duração para 20-30 minutos e evite cochilos no final da tarde.

Espero que essas dicas adicionais possam ser úteis para você e para outros que estejam passando por situações semelhantes.