1
resposta

[Sugestão] Outra forma de usar a interface Autenticavel

Na aula o professor orientou que colocasse a interface em Diretor e Gerente, além do Cliente. Uma outra forma mais simples seria implementar a interface Autenticavel na classe FuncionarioAdmin da quela Diretor e Gerente são filhas, funciona da mesma forma e só precisamos fazer o ajuste em um único ponto.

1 resposta

Olá Andrea!

Agradeço por compartilhar sua sugestão sobre uma forma mais simples de usar a interface Autenticavel. Realmente, implementar a interface Autenticavel na classe FuncionarioAdmin, da qual Diretor e Gerente são filhas, é uma alternativa viável e eficiente. Dessa forma, você consegue manter o comportamento de autenticação em um único ponto e utilizar o polimorfismo para qualquer entidade que implemente a interface Autenticavel.

A interface Autenticavel permite que você defina um contrato que todas as classes que a implementarem devem seguir, ou seja, todas elas devem ter a implementação do método autentica, que recebe uma senha e retorna um booleano. Essa flexibilidade proporcionada pelas interfaces é muito útil quando você precisa utilizar o polimorfismo em contextos diferentes da herança.

No exemplo apresentado na aula, a implementação da interface Autenticavel na classe FuncionarioAdmin permite que você utilize a autenticação tanto para funcionários quanto para clientes, sem a necessidade de herdar de outras classes ou criar vínculos desnecessários. Assim, você consegue utilizar a interface Autenticavel de forma genérica em qualquer classe que precise ter o comportamento de autenticação.

É importante ressaltar que, caso existam regras específicas de autenticação para cada classe, será necessário fazer a implementação individualmente. No entanto, a interface Autenticavel proporciona a flexibilidade necessária para utilizar o polimorfismo e reutilizar o código de autenticação em diferentes contextos.

Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software