1
resposta

[Sugestão] Observação sobre o microcopy do fórum

Ao finalizar os módulos, aparece uma mensagem incentivando a registrar nossas percepções, compartilhando-as no fórum do curso.

Porém, ao acessar o fórum, o texto principal exibido é: “Sua dúvida está nos tópicos abaixo?”.
Essas duas mensagens não conversam entre si: a primeira convida à troca de percepções e insights, enquanto a segunda parte do pressuposto de que o usuário busca resolver uma dúvida. Isso acaba quebrando o fluxo e pode gerar uma interpretação ambígua sobre o que exatamente se espera do usuário naquele momento.

Não me gerou uma dúvida em si, mas chamou minha atenção porque uma transição mais consistente entre as mensagens poderia tornar o fluxo ainda mais claro e alinhado com a proposta da tela anterior.

Percebi também que as opções de tipo de postagem (como sugestão, dúvida, bug, etc.) aparecem apenas no final da página. Isso ajuda, mas não resolve totalmente a percepção inicial, já que o primeiro texto apresentado ao usuário influencia bastante seu entendimento sobre o propósito do espaço.

Acredito que uma mensagem inicial que deixe claro que o espaço serve tanto para percepções quanto para dúvidas poderia tornar o fluxo mais coerente e acolhedor para o usuário, sem restringir o entendimento logo no primeiro momento.

Deixo essa observação como percepção do uso, caso possa contribuir para ajustes futuros.

1 resposta

Compartilho do seu mesmo pensamento. Sou nova por aqui,tem menos de um mês que to assistindo aulas,e senti isso quando abri o forum.
Não sei de vdd,como usar algumas ferramentas por aqui,as vezes queria comentar aqui e ate expor experiências e percepções,mas n sei nem como devo iniciar ...Inclusive estou num desses momentos agora :(