1
resposta

[Sugestão] Objetivos baseados em resultados-chave (OKR)

Objetivos baseados em resultados-chave (OKR)

Desde que comecei a utilizar as técnicas de OKR jamais perdi a trilha do que estou fazendo.

  1. Defina o seu propósito - a razão pela qual você defende seu projeto de empresa ou de vida. Esse será seu PROPÓSITO.
  2. Crie uma conexão duradoura - definindo de forma SIMPLES e clara o que você ou sua empresa quer fazer para sempre com base nesse propósito. Essa será a sua MISSÃO.
  3. Visualize uma projeção do seu sucesso - descrevendo qual resultado você espera ou deseja obter e em quanto tempo você acredita que isso será possível. Essa será a sua VISÃO.
  4. Determine quais objetivos deverão ser perseguidos - de forma ampla, macro, para alcançar essa visão e atribua a esses objetivos marcos de início (momento) e de término (condições) para servirem de pilares para construção do seu projeto empresarial, de carreira ou de vida. Esses serão seus OBJETIVOS.
  5. Agrupe todas as condições de sucesso para cada objetivo - planeje a forma de atender cada uma dessas condições através da definição de ações com essa intenção. Essas condições a serem atendidas serão suas METAS.
  6. Planeje o conjunto de ações para cada meta - através da criação de projetos simples ou complexos para isso. Essas serão suas INICIATIVAS.
  7. Declare cada ação das suas iniciativas - e armazene em um GLOSSÁRIO para que você se lembre quais as funções dessas ações (dica de ouro).
  8. Por fim, execute cada uma dessas ações até alcançar seu propósito - essas serão suas TAREFAS.

Adicionalmente você pode definir o que naõ deve ser realizado, para ter melhor foco e não dourar a pílula, o prazo para cada tarefa, os recursos necessários, os requisitos, restrições, etc.

Nem sempre vai ser possível detalhar tudo, mas ter um LOG de coisas a fazer, ajuda a pegar uma dessas coisas e levar para o BACKLOG que será o que você vai trabalhar naquele momento.

Divida para conquistar, afinal de contas, somos humanos e ainda precisamos de um tempinho para curtir a vida, não é mesmo?

1 resposta

Olá, muito interessante essas técnicas, irei aderir a elas e aplica-las ao longo da minha jornada.