1
resposta

[Sugestão] O Valor dos pequenos passos

Muitas vezes somos imediatistas, geralmente queremos resultados rápidos e iniciar um objetivo de maneira meteórica. Eu já fui assim. Depois de um tempo de terapia eu entendi que: Isso era gerador de ansiedade, e o curso ou tarefa que eu queria fazer de maneira muito rápido, posso fazer em pequenas doses e ter um melhor desempenho. Isso se consegue com hábitos. Melhor estudar meia hora todo dia, do que 6 horas quando tiver tempo.

1 resposta

Olá, Paulo! Como vai?

Sua reflexão é muito pertinente e acredito que muitos estudantes podem se identificar com ela. O imediatismo realmente pode gerar ansiedade e prejudicar o processo de aprendizado.

A ideia de dividir um grande objetivo em pequenos passos é uma estratégia eficaz para lidar com essa situação. Isso pode ser feito por meio de um planejamento de estudos, por exemplo, onde você estabelece metas diárias ou semanais que são mais fáceis de serem alcançadas.

Por exemplo, se você tem um livro de 300 páginas para ler, ao invés de tentar ler tudo de uma vez, você pode dividir essa tarefa em partes menores, como ler 10 páginas por dia. Assim, em 30 dias, você terá lido o livro inteiro sem se sobrecarregar.

Além disso, é importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado e é fundamental respeitar esse ritmo. Estudar meia hora todo dia, como você mencionou, pode ser mais eficaz do que estudar 6 horas de uma vez só, pois permite que o cérebro absorva melhor as informações.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software