1
resposta

[Sugestão] O que exatamente é sobre nome?

A quantidade bateu, mas precisamos entender que foi solicitado o sobrenome Silva. O nome completo de uma pessoa geralmente é composto por três partes: nome, sobrenome e nome do meio. O nome é a identificação individual da pessoa, o sobrenome é o nome de família que geralmente é compartilhado com outros membros da família e o nome do meio é um nome adicional que muitas pessoas têm entre o nome e o sobrenome. O nome do meio pode ser um segundo nome próprio ou até mesmo um sobrenome da família. Essa estrutura varia em diferentes culturas e países, então precisaríamos observar esse ponto.

Ao meu ver, o código abaixo:

SELECT * FROM TABELA_DE_CLIENTES WHERE NOME LIKE '%Silva%';

Deveria ser na verdade:

SELECT * FROM TABELA_DE_CLIENTES WHERE NOME LIKE '%Silva';

Pois caso meu nome completo fosse Maurício Silva Gonçalves, meu sobrenome seria Gonçalves e meu nome do meio seria Silva e não estaria contido na resposta, caso estivesse no bando de dados.

Concordam?

1 resposta

Oii, Maurício! Tudo bem?

Muito legal da sua parte compartilhar aqui no fórum a explicação sobre nome, sobrenome e nome do meio. É uma informação rica e que vai ajudar muitos colegas a entenderem melhor.

Seguindo o cenário que você apresentou, a sua sugestão faz sentido. Caso estejja buscando por clientes cujo sobrenome seja "Silva", utilizar o filtro LIKE '%Silva'; seria mais adequado, pois assim você estaria buscando por registros em que o sobrenome seja exatamente "Silva".

Porém, temos que considerar que cada situação pode exigir uma abordagem diferente. Então é de extrema importância analisar o contexto de acordo com o seu banco de dados e das informações que esteja trabalhando. Feito isso, fica mais fácil de definir a forma mais adequada para filtrar os resultados considerando o cenário completo.

Agradeço por ter trazido esse ponto como sugestão, é muito válido uma discussão saudável sobre a pauta.

Conte com a Alura para evoluir nos estudos e qualquer dúvida, não hesite em recorrer ao fórum.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!