1
resposta

[Sugestão] O que aconteceu aqui? rs

Gente a sensação que eu tive é que a moni leu um roteiro mas que nem ela sabia exatamente o que tava fazendo. Jogou um monte de código na função e depois fez uma explicação cheia de fiz isso e aquilo pra acontecer isso e aquilo, mas nenhum porquê foi respondido. Eu não entendi nada. Vou ver novamente a aula 10x se necessário e sei que uma hora vou entender, mas acho que a didática dessa aula em específico foi muito ruim. Fica aqui a sugestão de explicar primeiro com calma e mais detalhado por que é necessário essa validação, o que significa validar o primeiro digito, como essa validação deve ser feita e quais passos precisamos dar. E só depois codificar isso reforçando novamente a explicação durante o desenvolvimento do código.

1 resposta

Olá, Matheus!

Sinto muito pela experiência dessa aula, estamos sempre trabalhando para melhorar a qualidade da nossa plataforma, e estamos muito dispostos a receber feedbacks.

De forma geral, caso eu possa contribuir nessa aula para validarmos um CPF, de forma matemática através do código inicializamos uma variável "soma" e um peso "multiplicador" com o valor 10. Percorremos os 9 primeiros dígitos do CPF, multiplicando cada dígito pelo "multiplicador" e somando os resultados à variável "soma". Decrementando o "multiplicador" a cada passo. Depois, multiplicamos a "soma" por 10, dividimos por 11 e obtemos o resto. Se o resto for 10 ou 11, definimos como 0. Esse resultado é o primeiro dígito verificador. Para finalizar, comparamos o dígito verificador calculado com o décimo dígito do CPF informado; se forem diferentes, o CPF é inválido.

A validação do primeiro dígito verificador do CPF é crucial para garantir a autenticidade do número. O processo envolve cálculos matemáticos específicos que são padrão. Por isso, a maioria dos sites reconhece um CPF inválido graças a esse padrão.

Novamente agradeço o seu feedback, e gostaria de dizer que em caso de dúvidas conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!