1
resposta

[Sugestão] O que acho que vem faltando nas aulas:

Acho que o que vem faltando nas aulas, para mim, que sou bem iniciante e não faço ideia de nada, é o treinamento da compreensão de como montar o código, linha a linha, no sentido da lógico que queremos aplicar na página do navegador. Como o instrutor, Gui: ele montou conosco um código em determinada aula; na seguinte ele vai fazendo alterações nas linhas mas nem sempre fica claro o porquê daquela linha em específico. Já entendi que o java entende de linha a linha, então qnd queremos mudar algum comando, realmente faz sentido alterar dentre as linhas do código onde o comando está (e ok, pode ser que ele esteja bem no meio do processo). Na aula sobre o "Botão reiniciar", qnd o Gui insere o código: document.getElementById('reiniciar').removeAttribute('disabled'); na linha 20, seria interessante se ele explicasse melhor o porqu~e de inserir ali, relembrar a lógica pra gnt, porque essa é a parte difícil! rs

1 resposta

Olá, Bruna!

Entendo que esteja com dificuldades, especialmente quando estamos começando, cada detalhe faz a diferença. Sua sugestão é muito válida e vou tentar esclarecer essa parte para você.

No caso específico do código document.getElementById('reiniciar').removeAttribute('disabled'); que o Gui inseriu na linha 20, o que está acontecendo é o seguinte:

1. document.getElementById('reiniciar'): Aqui estamos selecionando o elemento HTML que tem o id 'reiniciar'. No caso, é o botão de "Novo Jogo".

2. .removeAttribute('disabled'): Neste ponto, estamos removendo o atributo 'disabled' desse botão. O atributo 'disabled' é o que faz com que o botão esteja desativado (ou seja, não possa ser clicado). Então, ao remover esse atributo, estamos basicamente habilitando o botão para que ele possa ser clicado novamente.

E por que inserimos essa linha justamente ali? Bom, essa linha está dentro do bloco de código que é executado quando o número secreto é acertado. Ou seja, queremos que o botão de "Novo Jogo" seja habilitado exatamente quando o jogador acerta o número secreto, para que ele possa iniciar um novo jogo se desejar.

Então, a lógica por trás de inserir essa linha de código ali é: "Se o jogador acertou o número secreto, então vamos habilitar o botão de 'Novo Jogo'".

• Outra coisa: Cuidado para não se confundir tem a linguagem Java e JavaScript, são duas coisas diferentes, nesse caso do curso é JavaScript

Espero que isso ajude a esclarecer um pouco suas dúvidas! Lembre-se, a prática leva à perfeição. Continue praticando e não hesite em perguntar sempre que tiver dúvidas. Eu vou levar o seu feedback para a equipe de conteúdo. Espero ter ajudado e bons estudos!