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[Sugestão] O Double Diamond é passado? Triple Diamond é o futuro?

A imagem apresenta um fluxograma linear com seis etapas distintas que representam um processo de desenvolvimento de projeto ou produto. O fundo é branco e as etapas são marcadas por ícones de losango azul escuro, conectados por linhas curvas que fluem de uma etapa para a outra, criando um padrão de ziguezague horizontal. Cada losango contém um ícone branco que simboliza a fase correspondente. Acima de cada losango, há um título em caixa alta que define a etapa do processo. As etapas são as seguintes: "Pesquisa" - Acompanhada por um ícone de lupa dentro do losango. Abaixo, há três subtítulos: "Brief", "Pesquisa" e "Insight", com pequenos textos explicativos. "Brief" diz "Alinhar a visão do projeto e conhecer os antecedentes", "Pesquisa" instrui a "Escolher os dados para pesquisa" e "Insight" sugere "Documentar e validar os problemas". "Prova de conceito" - Com um ícone de lâmpada. Abaixo, os subtítulos são "Ideação", "Protótipo" e "P.D.C" (Prova de Conceito). "Ideação" recomenda "Gerar e documentar soluções", "Protótipo" orienta a "Fazer e testar protótipos" e "P.D.C" é sobre "Aprovar ou rejeitar conceitos baseados nos testes". "Construir e testar" - Representada por um ícone de engrenagem. Abaixo, os subtítulos são "Roadmap", "Entrega" e "Lançamento". "Roadmap" é descrito como "M.O.P. para o lançamento", "Entrega" é "Aprovar ou rejeitar o design baseado nos testes" e "Lançamento" é "Aprovar ou rejeitar o pensamento baseado nos testes". A imagem é clara e bem organizada, projetada para ser facilmente compreendida à primeira vista, com um esquema de cores simples e texto legível. Este fluxograma pode ser utilizado em contextos de design de produto, desenvolvimento de software, ou qualquer processo iterativo de criação e refinamento de projetos.

Agora compreendi bem o que são as etapas do design thinking, e as bases dessa metodologia. Mas será que somente ela resolve ou problema?

Esse questionamento me fez lembrar de duas leituras recentes que encontrei no medium, uma delas do UX Colletive, uma referência em Design de Experiências. Ambas abordam um ponto muito interessante: o processo de design não termina na prototipagem; não entregamos um produto final e acabou (como pode ser confundido no double diamond), e também não trabalhamos sozinhos. Nos times do mercado, em geral — especialmente na área de tecnologia — trabalhamos com programadores, engenheiros e outros profissionais que não são designers, e eles precisam estar inseridos no processo e precisamos acompanhá-los em suas funções também.

Por isso, começou a surgir a ideia de que apenas o double diamond, feedbacks positivos e protótipos entregues para os desenvolvedores não são o fim do processo, mas sim o meio dele. Por isso surge a necessidade de mais um diamante: que aqui resumirei como o de "acompanhamento". Afinal, você irá precisar pensar em uma solução para uma função que já está disponível para um grupo de usuários, mas que, mesmo com testes, não performou bem em produção. E isso também é papel do UX Designer: acompanhar a solução e suas métricas em produção junto ao restante do time.

LEIA OS ARTIGOS EM: https://brasil.uxdesign.cc/porque-o-double-diamond-nao-e-suficiente-f0a587b95be2 // https://medium.com/zendesk-creative-blog/the-zendesk-triple-diamond-process-fd857a11c179

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solução!

Olá, Gabriel! Tudo bem?

Sua reflexão sobre a evolução do Double Diamond para o Triple Diamond é muito pertinente e demonstra uma compreensão avançada do processo de design. De fato, o modelo Double Diamond é uma representação visual que ajuda a estruturar o pensamento criativo e o processo de design, dividindo-o em quatro fases principais: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar. No entanto, como você mencionou, o trabalho de um designer não termina na entrega de um protótipo ou solução.

A introdução de um terceiro diamante, focado em "acompanhamento", ressalta a importância da avaliação contínua e da iteração após o lançamento de um produto ou serviço. Isso se alinha com a mentalidade ágil e a necessidade de adaptação e melhoria contínua com base no feedback dos usuários e no desempenho em produção.

A ideia de que o processo de design é cíclico e iterativo é crucial. Afinal, mesmo após o lançamento, é fundamental monitorar as métricas de uso, coletar feedback dos usuários e trabalhar em conjunto com desenvolvedores, engenheiros e outros profissionais para refinar e aprimorar a solução. Isso pode levar a novas rodadas de pesquisa, ideação e prototipagem, fechando o ciclo e começando um novo.

Assim, o Triple Diamond adiciona uma camada de profundidade ao processo, enfatizando que o design é um processo vivo, que continua mesmo após o produto chegar às mãos dos usuários. Isso reflete uma abordagem mais holística e colaborativa, onde o design é visto como parte integrante do ciclo de vida do produto, e não apenas uma fase inicial de concepção.

Em resumo, a evolução do Double para o Triple Diamond é uma resposta natural ao reconhecimento de que o design é um processo contínuo e colaborativo, que se estende além da entrega de soluções e se encaixa perfeitamente no contexto dinâmico e interdisciplinar do desenvolvimento de produtos e serviços na atualidade.

Muito boa reflexão!

Se tiver qualquer dúvida ou pergunta, estou aqui, ok?

Até mais!

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