1
resposta

[Sugestão] O código apresentado como resposta não me parece o correto

O enunciado pede que se encontre o produto com a quantidade mais próxima de 10. Porém, a fórmula apresentada como correta vai trazer como resultado o menor valor mais próximo de 10 (ou o próprio 10).

Mas dependendo da tabela o resultado não vai ser o correto, exemplo:

Se o produto 1 tiver 7 quantidades; o produto 2 tiver 2 quantidades; e o produto 3 tiver 11 quantidades;

O resultado da fórmula será o produto 1. Quando na verdade é o produto 3 que está mais próximo da quantidade dez.

O problema também não se resolve se o modo de correspondência da função procx, for "correspondência exata ou valor maior", pq a depender da tabela vai apresentar erro, exemplo:

Se o produto 1 tiver 13 quantidades; o produto 2 tiver 2 quantidades; e o produto 3 tiver 9 quantidades;

O resultado da fórmula será o produto 1. Quando na verdade é o produto 3 que está mais próximo da quantidade dez.

Uma solução que encontrei foi usar a seguinte fórmula:

=PROCX(0;ABS(($B$2:$B$9)-10);$C$2:$C$9;;1)

procura-se pelo valor zero, e aplica a função absoluto no resultado da matriz a ser buscada menos o valor realmente procurado (no caso 10). Isso fará com que seja calculada a distância de cada um dos elementos da quantidade 10. Lembrando que ao usar a função absoluto, o resultado da subtração será sempre positivo, exemplo: 7-10 vai ter como resultado 3 (-3*-1).

Não sei se consegui me fazer entender bem, mas fica aí a sugestão.

1 resposta

Oii, Lucas! Tudo bem?

Sua sugestão é muito válida, agradeço por compartilhá-la no fórum. A abordagem que você trouxe é uma boa alternativa até mesmo para outros contextos também, pois a função ABS() tem um bom desempenho fornecendo resultados precisos.

Explorar diferentes possibilidades e adaptar as fórmulas de acordo com as necessidades específicas de cada situação é muito importante para o projeto. Agradeço mais uma por trazer sua sugestão, ela será muito útil para nossa equipe ao aplicarem melhorias em nossos conteúdos.

Continue se dedicando aos estudos e buscando soluções criativas! Qualquer dúvida, conte conosco.

Bons estudos, Lucas!