1
resposta

[Sugestão] NPS - Como calcular.

Para compreender o cálculo de NPS é preciso entender como são classificados os clientes/usuários diante das suas respostas. Se o critério avaliativo for de 0 a 10, eles se classificam da seguinte maneira:

Detratores Os detratores são consumidores que responderam de 0 a 6 à pesquisa. Eles estão insatisfeitos com a empresa, muito provavelmente tendo passado por uma experiência negativa com o produto ou serviço oferecido. Esses clientes têm chances de não voltar a fazer negócios com a marca, podendo facilmente migrar para a concorrência e criticar a empresa publicamente. Dessa forma, são os consumidores que mais demandam suporte e atenção.

Neutros Esses são os clientes que deram as notas 7 ou 8. Eles são relativamente satisfeitos com a empresa, mas não são engajados e leais. Não costumam recomendar a marca e, quando o fazem, geralmente é com ressalvas. Portanto, são passíveis de migrar para concorrentes caso encontrem condições mais atrativas.

Promotores Os promotores são as pessoas que avaliaram 9 ou 10 na pesquisa. São clientes satisfeitos e leais à marca, com grandes possibilidades de atuarem como embaixadores e defensores da empresa, recomendando-a para amigos e familiares. Esses são os consumidores mais engajados, sendo essencial manter um relacionamento estreito com eles, assim como reconhecê-los e recompensá-los.

Diante disso o cálculo é realizado da seguinte maneira:

NPS = Porcentagem total de promotores - Porcentagem total de detratores

Onde:

Porcentagem total de promotores = número de promotores/pelo número total de respostas

Porcentagem total de detratores = número de detratores/pelo número total de respostas

1 resposta

Olá, Roberta!

Tudo bem?

Exatamente, a sua colocação está correta. Vamos usar um exemplo para ilustra? suponha que você tenha recebido 100 respostas de clientes. Desses, 60 clientes foram classificados como promotores e 20 clientes como detratores.

A porcentagem total de promotores seria: 60/100 = 0,6 ou 60% A porcentagem total de detratores seria: 20/100 = 0,2 ou 20%

Agora, basta subtrair a porcentagem total de detratores da porcentagem total de promotores: 60% - 20% = 40% Nesse exemplo, o NPS seria 40%.

Lembrando que o NPS é uma métrica que pode variar de -100% a 100%. Quanto maior o valor positivo, maior é a proporção de promotores em relação aos detratores.

Abraços