1
resposta

[Sugestão] Notas

Nossa, o curso foi muito bom! Conseguiu abrir minha mente a respeito do aprendizado, antes de começar o curso eu tinha uma visão limitada a respeito de aprendizado. Sempre fui acostumado com o "a prova ainda é mais para frente" e sempre me pegava na situação "Meu Deus!! Já é amanhã a prova?!!", desde os tempos de escola/faculdade. Inclusive, foi somente quando peguei para estudar programação que vi a necessidade de dar uma pausa e entender melhor esse processo e como otimiza-lo. Senti que, de certa forma o tempo foi muito curto para as técnicas e teorias aprensentadas, tive que parar e fazer anotações diversas vezes (inclusive, boa parte ainda será colocado em prática).

Tendando utilizar o modelo de avaliação de Kirkpatrick, segue a minha analise:

Satisfação: 8/10 - O curso foi muito interessante, traz conceitos que já ouvi falar como repetição espaçada, pomodoro, mapa mental, técnica SMART e etc. Mas, achei que, de certa forma, trazer idéias como a Ikigai do japonês, quase me fez acreditar (e desistir) que o curso iria para um caminho de auto-ajuda.

Conhecimento: 9/10 - Fiz diversas anotações durante o curso e acho que serão muito úteis, prentendo levar para vida essas algumas teorias.

Ap. Prática: 8/10 - Ainda não coloquei tudo em prática, mas pretendo elevar esse ponto a um "10" até o final da trilha.

Resultado: 9/10 - Se pudesse ser sugerido, um aprofundamento melhor em algumas aulas, por exemplo, sobre disciplina e consistência: A professora poderia ter adicionado mais alguns minutos no curso para falar a repeito da técnica pomodoro e como implementar em uma rotina. Faço a utilização e sei que ela deixou a recomendação de uma outra formação após o curso, mas acho que ficaria mais completo.

Agora é seguir com a trilha de estudos e desejo boa sorte para todos nós!

1 resposta

Oi, Igor! Como vai?

Gostei da sua análise, principalmente por você ter usado o modelo de avaliação de Kirkpatrick para refletir sobre a experiência. Sua visão crítica e sugestões de aprofundamento mostram um olhar bem atento e engajado com o conteúdo.

Continue colocando em prática o que aprendeu e ajustando sua rotina de estudos. Isso vai te trazer resultados cada vez mais sólidos.

Dica: para aplicar melhor a técnica Pomodoro, experimente usar um aplicativo simples no computador ou celular. Isso ajuda a manter o foco sem depender só da força de vontade.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!