1
resposta

[Sugestão] Nomenclatura e erros de Português.

Senhores, bom dia, todos bem? Olha eu aqui dando sequência nas aulas...Antes, parabenizo a plataforma pela didática, a qual prezo muito para cativar e estimular o interesse no aprendizado. Porém, comparando com outras aulas na plataforma eu prefiro que, o produtor das aulas que são disponibilizadas use o termo "DIRETÓRIO", e não "Pasta". Sei que, pode parecer irrelevante, entretanto criar e manter "um padrão" imprime na "mente" do leigo um vocabulário que não use muitos sinônimos. Ex, um instrutor usa o termo "Diretório", um outro usa o termo "Pasta"; como estou dizendo, para quem criou a aula e para o instrutor pode achar que isso não tenha certa importância mas, para quem é "leigo" e está se interessando pelo mundo "Linux", é importante, pelo menos no inicio da caminhada, o iniciante, tal como eu, não perder o interesse. Isto é, ser rico nas informações técnicas mas de modo simples. Também, numa das frases na instrução, lá no texto temos: "Então, percebe que:...Atente que, o correto é: "Então, perceba que"...Imperativo afirmativo na segunda pessoa do singular é o correto naquele contexto. Existem vários erros tal como nas aulas (textos) dos Cursos. Agora vamos para a "fala". Este erro é em "nível nacional". Você vai encontrá-lo em todos os seguimentos e, por incrível que pareça, cometidos por aqueles que não deveriam: jornalistas, repórteres, apresentadores etc. É o tal do "TAMÉM"! É muito "grosseiro" esse erro, essa pronúncia obviamente não existe em Português - Pr/Br! O correto é "TAMBÉM"! "Também isso, também aquilo"...Por fim, não quero parecer aqui um "puritano" kkk mas, em se tratando de Cursos Técnicos, onde podem ocorrer erros, aí é onde se deve aplicar as devidas revisões textuais. É no momento da "edição" rever as falas e textos respeitando as regras. Uma última palavrinha para todos os Diretores da Alura, se é que meu texto os "alcance": "Nunca imaginem" os Cursos" apenas para aqueles que são acadêmicos, onde muitos são péssimos em Português. Há muitos contextos onde os Cursos da Alura podem atingir. Muitos colegas que não terminaram os estudos tentaram iniciar nesta jornada. Por isso a importância para os "leigos" não desistirem do Linux. Por isso a importância de uma boa didática, de uma apresentação simples pois, "qualquer tracinho" podem "assustá-los" kkkk! Espero ter colaborado com minhas observações aqui. Grato; Carlos.erro de concordância

1 resposta

Oi Carlos,

Agradeço por compartilhar suas observações e sugestões. É fundamental que o conteúdo seja claro e consistente para todos os níveis de aprendizado. 👍

Sobre a terminologia "diretório" vs "pasta", sua preocupação com a padronização é válida. Em ambientes técnicos, "diretório" é o termo mais preciso e, de fato, utilizá-lo consistentemente pode ajudar no entendimento. 💬

O termo "diretório" é mais antigo e vem da era UNIX, sendo herdado pelo Linux. Já o termo "pasta" surgiu posteriormente com a introdução das interfaces gráficas, como uma metáfora visual mais amigável para os usuários. 😜

Continue explorando e questionando, sua participação é muito importante! 🧐

tux matrix Caso este post o tenha ajudado, por favor, marcar como solucionado ☑️. Bons Estudos! 🤓