1
resposta

[Sugestão] Naturalização

No processo de aprender a se comunicar, talvez seja meio forçado de começo, até por que não é algo que estamos fazendo naturalmente, e sim fazendo-o que venha a ser natural, não podendo então deixar desanimar se nas primeira tentivas não sair coerente ou da maneira como esperavamos, mas sim de forma analítica perceber onde poderiamos ter feito diferente.

1 resposta

Oi, Vitor

Você trouxe uma reflexão muito boa sobre o processo de naturalizar a comunicação. No começo, é comum que algumas técnicas pareçam um pouco “ensaiadas”, porque ainda estamos aprendendo a observar postura, tom de voz, gestos e clareza na fala. Com a prática, esses ajustes deixam de parecer artificiais e passam a fazer parte da forma como nos expressamos.

Gostei muito do ponto em que você fala sobre não desanimar nas primeiras tentativas e analisar o que poderia ser feito diferente. Esse olhar é bem importante para evoluir: em vez de cobrar uma comunicação perfeita logo de início, vale perceber pequenos avanços e ajustar uma coisa por vez. Dica: depois de uma conversa, apresentação ou reunião, tente se perguntar: “minha mensagem ficou clara?”, “meu tom combinou com o que eu queria transmitir?” e “o que posso melhorar na próxima?”. Esse tipo de autoavaliação ajuda bastante no desenvolvimento da comunicação. Continue praticando, você está construindo uma percepção muito valiosa sobre o próprio aprendizado.

Alura

Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!