Sempre fui uma pessoa focada. Gosto de ter objetivos e dividir eles em etapas, pontos, milestones, ou o que for para trabalhar até aquele ponto e só depois disso sair do foco. Por conta disso me convidaram para assumir alguns cargos de gestão e tentar passar isso para os demais membros do grupo de voluntários que participava. Fiz a seguinte dinâmica:
Etapa 1 - Em um pedaço de papel, na parte frontal, escrever:
- Números inteiros de maneira sequencial iniciando em 1 e separarados por ";" por 30 segundos (ex: 1; 2; 3; ...)
- Escrever o hino nacional, separando cada palavra por "-", por 30 segundos (ex: Ouviram-do-Ipiranga-...)
- Escrever números em algarismos romanos e separados por ":", por 30 segundos (ex: I: II: III:...) Depois disso, somar a quantidade de números e palavras de cada etapa dessa primeira parte (ex: 30 números, 30 palavras e 30 números romanos)
Etapa 2 - Repedir o processo anterior, mas agora por 90 segundos, e com um passo de cada etapa, um após o outro. (Ex: 1; Ouviram- I: 2; do- II: ...).
O tempo total de cada etapa foi o mesmo, mas normalmente na primeira etapa temos poucos erros e uma somatória razoável. Na segunda etapa, além dos erros, a soma normalmente fica em torno de 30% da primeira. Com isso comprovei que discussões, atividade, projetos, etapas, precisam ter foco e atividades definidas para serem bem desenvolvidas.