Enunciado: Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas. A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.
Dicas:
- Para gerar um número aleatório em Java: new Random().nextInt(100);
- Utilize o Scanner para obter os dados do usuário;
- Utilize uma variável para contar as tentativas;
- Utilize um loop para controlar as tentativas;
- Utilize a instrução break; para interromper o loop
Minha Resolução:
package desafios.desafio_04;
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class JogoNumeroSecreto {
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100);
int tentativas;
System.out.println("====================================");
System.out.println("Bem-Vindo ao Jogo do Número Secreto");
System.out.println("====================================");
for (tentativas = 5; tentativas >= 1; tentativas--) {
System.out.println("Entre com o seu chute: ");
int chute = scanner.nextInt();
if (chute == numeroAleatorio) {
System.out.println("Parabéns! Você acertou o número secreto.");
break;
} else if (chute > numeroAleatorio) {
System.out.println("O número secreto é menor!");
} else {
System.out.println("O número secreto é maior!");
}
// Exibe tentativas restantes, evitando mostrar com 0 tentativas
if (tentativas > 1) {
String palavraTentativa = (tentativas - 1) > 1 ? "tentativas" : "tentativa";
System.out.println("Você ainda possui " + (tentativas - 1) + " " + palavraTentativa);
} else {
System.out.println("Esta foi sua última tentativa!");
}
System.out.println("====================================");
}
// Exibe mensagem final caso o número não seja adivinhado
if (tentativas == 0) {
System.out.println("Que pena! Você não conseguiu adivinhar o número secreto.");
System.out.println("O número secreto era: " + numeroAleatorio);
}
System.out.println("====================================");
System.out.println("Obrigado por jogar!");
scanner.close();
}
}