A questão do armazenamento... num modelo de vendas, a tabela de fatos, que não muda, consome mais de 90% do espaço em disco. A economia de espaço do snowflake é ínfima. O atacadez é uma empresa do tipo atacarejo, que cai nesse tipo de realidade.
A questão da manutenção: snowflake é diferente, mas tão difícil de manter quanto o starschema. Um exemplo: uma agregação é feita por um atributo de produtos, por exemplo, venda em latas. Se uma nova categoria (uma nova tabela dependente) é criada, por exemplo, produtos de higiene pessoal, o mesmo esquema hierárquico teria que ser colocado, inclusive o creme Nivea , em lata azul, existe. Uma agregação que leria um atributo (embalagem = lata) no modelo star, teria que ler mais uma tabela para agregar no modelo snowflake, tornando mais complexa a manutenção para a visão de vendas por tipo de embalagem..
O modelo constelação (Constelation) é usado como um aglomerado de estrelas (star) que compartilham as mesmas dimensões (embora possa haver dimensões que apenas uma estrela utilize). A diferença principal é que as dimensões são unificadas e planejadas para atender a mais de uma tabela de fatos, inclusve mais de um tipo de agregação.
No exemplo da aula, não dá para colocar o constelation, visto que haverá apenas uma fatos, mas poderia ser pelo menos comentado sobre os princípios de trabalhar as dimensões para receberem mais de uma tabela de fatos.