Olá, Daniel! Como vai?
Sua conexão foi certeira! O trabalho da Dra. Carol Dweck em Mindset é um dos pilares modernos que dão suporte à inteligência emocional no ambiente de trabalho e na vida pessoal.
Quando falamos de inteligência emocional, estamos falando de autoconhecimento e autorregulação. Uma pessoa com mentalidade fixa tende a ver as emoções (ou falhas) como vereditos definitivos sobre sua capacidade: "Eu não sou bom nisso" ou "Eu sempre perco a paciência". Já quem cultiva a mentalidade de crescimento utiliza a inteligência emocional para entender que as emoções são dados, não destinos.
Gostaria de destacar dois pontos da sua reflexão que se conectam diretamente com as práticas de Inteligência Emocional do curso:
1. A Gestão do Ego
Você mencionou a "necessidade de provar competência o tempo todo". Na inteligência emocional, isso muitas vezes está ligado à falta de segurança psicológica. Líderes que precisam ser os "donos da verdade" gastam tanta energia protegendo sua imagem que não sobra espaço para a empatia ou para a escuta ativa, que são essenciais para desenvolver equipes fortes.
2. O Poder do "Ainda"
Uma das ferramentas mais simples e poderosas da mentalidade de crescimento é a palavra "ainda".
- Mentalidade Fixa: "Eu não sei lidar com esse conflito."
- Mentalidade de Crescimento + IE: "Eu ainda não sei lidar com esse conflito, mas estou aprendendo a regular minha resposta emocional."
3. Resiliência e Erro
Como você bem pontuou, a disposição de aprender com os erros transforma o fracasso de um "evento catastrófico" para um "evento informativo". Isso reduz o sequestro da amígdala (aquela reação emocional explosiva ou de paralisia) e permite que a nossa capacidade cognitiva (o córtex pré-frontal) tome as rédeas para encontrar uma solução.
Excelente contribuição, Daniel! Ter 101k de XP mostra que você já aplica muito bem essa mentalidade de evolução constante.
Espero que possa ter lhe ajudado!
No seu cotidiano, qual característica da mentalidade de crescimento você sente que é a mais desafiadora de manter quando as emoções estão à flor da pele?